Maior apreensão do ano estava em Anavilhanas

Em Destaque
Por -
0
Raphael Alves
Policiais desembarcam a droga na praia Dourada, no Tarumã, após operação no arquipélago de Anavilhanas, em Novo Airão


Clarice Manhã
Da equipe de A CRÍTICA

A Polícia Federal (PF) apreendeu, por volta das 16h30 de ontem, 600 quilos de cocaína e prendeu quatro pessoas em uma ilha no arquipélago de Anavilhanas, no Município de Novo Airão (a 100 quilômetros da capital). A droga foi desembarcada no flutuante da Polícia Federal, no bairro Tarumã, Zona Oeste, à meia-noite e meia de hoje.

Segundo o titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da PF, Humberto Ramos, toda a droga apreendida foi fornecida pela Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), e deveria ser comercializada fora do País. "Até agora esta foi a maior apreensão de drogas deste ano no Amazonas", observa Ramos. Ele avalia que a maior parte da cocaína iria de Manaus para os mercados norte-americano e europeu.

A quadrilha

O colombiano Nelson Gadilha Flores, o amazonense de Tabatinga Francisco Antônio Viera da Silva e os indígenas de São Gabriel da Cachoeira Valdenir Melgueiro da Silva e Paudelino Melgueiro da Silva foram presos acusados de serem os responsáveis pelo transporte e armazenamento da droga. Conforme a legislação brasileira, a pena prevista para o tráfico de entorpecentes é de 5 a 15 anos de prisão, e o estrangeiro deve ficar preso em Manaus até cumprir sua sentença. "O Francisco já foi preso duas vezes por tráfico de drogas, uma delas em Portugal", disse o delegado.

Humberto Ramos informou que 20 agentes participaram da operação, e a investigação já dura seis meses. "Alguns homens ficaram infiltrados na cidade de Novo Airão, e outros estavam fazendo as buscas pelas ilhas". A droga estava enterrada em uma área próxima à baía no rio Negro, e o delegado calcula que havia o equivalente a R$ 6 milhões em entorpecentes. "Essa droga seria escoada pelo rio Negro até Manaus, e isso já mostra uma alteração na rota dos traficantes, resultado da intensificação da PF na fiscalização no rio Solimões". 

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)