GUERRA DO ICMS: PENSANDO COMO COARIENSE

Em Destaque
Por -
0
É indispensável tomar uma atitude nesta guerra do ICMS, onde neste momento Manaus está ganhando um dinheiro que é do povo de Coari. Sou coariense, sou amazonense, nada tenho contra os manauaras, mas entendo que estão pondo os carros diante dos bois. Se o petróleo está em Coari, se as reservas de gás natural estão em Coari, o que justifica Manaus querer ficar com a fatia maior do repasse? Serafim, que teve todo o tempo do mundo para fazer por Manaus com o riquíssimo orçamento da capital, ficou conhecido como o prefeito de uma obra só. Quando não empreendedorismo, capacidade de gerenciar, não adianta ter milhões e milhões em mãos, pois a pouca capacidade de gerenciar é que impede o progresso.

Por outro lado, Coari, município pequeno do interior do Estado, ter que se confrontar com Manaus, a capital do Estado, por um dinheiro que é seu por direito beira as raias da injustiça. Dizer como disse Artur Neto que Coari não precisa deste dinheiro é beirar a sandice, Coari certamente precisa destes recursos, talvez quem não precisa dos votos do coarienses seja Artur Neto. Coari precisa sim, os programas sociais, de saúde, de obras precisam sim. Só fala mal de Coari, quem não conhece a história recente do município, ou quem não quer dá o braço a torcer por questões políticas-partidárias, no entanto, quem conheceu Coari desde 2000 e vê a Coari de hoje percebe facilmente que muito foi investido no município, quer através de obras na Zona Urbana ou na Zona Rural, quer através de programas e ações que resultaram em inclusão social e em uma melhor educação e sistema de saúde. Se há problemas em outras áreas, eles devem ser dirimidos no campo certo, na justiça onde cada um tem que responder pelos seus atos e decisões, agora não dá pra esconder a realidade, Coari hoje é uma referência é muitas coisas, inclusive em investimentos que trouxeram qualidade de vida, é só comparar com muitos outros municípios e ver a diferença.

Coari precisa sim destes recursos, pois se em 4 anos o Serafim fez só uma creche: em Coari, Adail construiu 3. Se lá não há um programa de distribuição direta de renda municipal, Coari possui o direito a cidadania, que concede uma bolsa de 100 reais a mais de 250 famílias da Zona Rural. Se em Manaus as mães não são homenageadas, em Coari são distribuídos anualmente milhares de presentes para as queridas mamães de Coari, se lá não há um compromisso sério para com a educação, em Coari todas as salas de aula são climatizadas, há universidades o suficiente para os jovens coarienses (e até os manauaras) e são distribuídos mais de 18.000 kits didáticos e fardamento completo para os alunos da rede municipal. Se o dinheiro que tem em Manaus não dá para pintar um casinha (pobres casinhas) daquelas de saúde, manda o Sarafa dá uma olhada nas Unidades Básicas de Saúde que existem em Coari, e aprender com os coarienses.

Por isso sou favorável que Coari recorra, e que o próximo prefeito possa contar com estes recursos para por em ação o Plano de Governo que foi elaborado com a participação da sociedade, inclusive acadêmicos de todas as áreas, e torcer para que sejam descobertos poços de petróleo em Manaus, para que pelo menos assim, este povo deixe de perseguir os recursos de Coari.


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)