UÉ?... AMAZONINO CASSADO?...SERAFIM REELEITO?

Em Destaque
Por -
7

A distribuição de vales-combustíveis custou o registro do prefeito eleito, Amazonino Mendes, cassado hoje pela juíza Maria Eunice Torres. Carlos Souza, o vice, também teve o registro cassado.

A juíza determinou que os diplomas de prefeito e vice-prefeito eleitos não sejam expedidos aos dois políticos. A denúncia contra Amazonino foi feita no primeiro turno, pela coligação do vice-governador Omar Aziz. 

Amazonino pode recorrer, mas na hipótese – muito remota - de perder em todas as instâncias, assumiria a prefeitura o segundo colocado no pleito, o atual prefeito de Manaus, Serafim Correa. 

Amazonino e Carlos Souza foram condenados, ainda, ao pagamento de multa de 50 mil UFIRs, cada um, o que corresponde a R$ 95 mil.

O caso remonta ao primeiro turno, quando cabos eleitorais de Amazonino foram flagrados abastecendo veículos no posto Recopel. Um vídeo chegou a ser feito pela coligação de Omar Aziz, então candidato, e adicionado ao processo. Provas não faltaram para basear a decisão da juíza.

Ao todo, foram anexados aos autos 420 requisições com o carimbo da coligação de Amazonino.

A noticia da cassação do prefeito eleito caiu como uma bomba em meio a correligionários e simpatizantes. Mas ainda não é uma tragédia pessoal para o ex-governador. É um precedente, perigoso, que pode explodir em instâncias superiores, caso Amazonino consiga reverter a decisão no pleno do TRE.


ENTENDA O CASO

O Ministério Público Eleitoral do Amazonas (MPE/AM) recebeu denúncia contra o candidato a prefeito de Manaus, Amazonino Armando Mendes e ofertou, em 23.10.2008, representação para aplicação dos arts. 41-A e 30-A da Lei 9504-97.

A presidente do pleito de 2008, Juíza Maria Eunice Torres do Nascimento encaminhou ao MPE/AM os autos de Processo nº 24/2008, no qual a Delegacia de Defesa Institucional da Polícia Federal relata a distribuição e abastecimento de combustível em favor da coligação majoritária “Manaus - Um Futuro Melhor”, do candidato Amazonino Armando Mendes, financiados por ele, em troca de voto e apoio no pleito de 2008.

O delegado da Polícia Federal Wesley Sirlan Lima de Aguiar, responsável pela investigação e coordenador da Operação “Voto Livre”, afirmou ter recebido uma determinação da Superintendência Regional para apurar distribuição ilegal de combustível.


A denúncia envolve o posto de gasolina RECOPEL - DNP, localizado na av. Djalma Batista - Flores, nesta cidade, que franqueava a distribuição de combustível.

A autoridade policial determinou a suspensão da prática no Posto, conduziu o gerente da empresa a prestar esclarecimentos e recolheu centenas de “Requisições de Combustível”, as quais estavam em poder do gerente, bem como no escritório do Estabelecimento.

Segundo o depoimento do Delegado, o Presidente do TRE/AM, Ari Moutinho, afirmou desconhecer a autorização que a referida Coligação dizia possuir para realizar a distribuição de combustível no Posto, que por medida de cautela, a Autoridade Policial agira de forma correta ao suspender a distribuição e apreender as “requisições de combustível”. O justo receio do delegado em ter deparado com corrupção eleitoral (compra de votos), prevista no art. 299 do Código Eleitoral, foi o fato de ser prática comum em todas as Eleições essas distribuições em troca de voto e de apoio no dia do Pleito. O que chamou a atenção do delegado foi o fato de a prática estar se concretizando no final da noite da véspera das Eleições, primeiro turno.

Os Promotores Eleitorais que assinaram a denúncia foram: Jorge Michel Ayres Martins, Maria Eunice Lopes de Lucena Bitencourt, Ronaldo Andrade, Adelton Albuquerque Matos, Tereza Cristina Coelho da Silva .

Fonte: Blog do Holanda.

Postar um comentário

7Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Que haja justiça enfim!!!!

    ResponderExcluir
  2. EU AXO É BOM.. AMAZONINO NAO PRESTA. SERAFIM E HONESTO

    ResponderExcluir
  3. q a justiça seja transparente.
    não se pode aceitar corrupçao de modo algum.
    e q manaus possa continuar melhorando sempre...

    ResponderExcluir
  4. que vergonha!
    esse pessoal é capaz de tudo pelo poder!
    nossa!
    manaus não é mais um povoado onde qualquer um faz o que quer...
    ..."rouba , mas faz?''....
    quem rouba, tem que ser preso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    obrigado!

    ResponderExcluir
  5. O prefeito de uma cidade deve ser a pessoa mais honesta e correta possível.

    Não podemos aceitar que uma pessoa corrupta e suja seja nosso representante.

    Não podemos aceitar desonestidade no cargo mais importante da nossa cidade. Nosso povo é o honesto e nosso prefeito também tem que ser!!!

    ResponderExcluir
  6. ENTÃO TEM QUE FAZER JUSTIÇA.... QUE PRENDAM TODOS.....PQ NÃO ERA SO A COLIGAÇÃO DELES QUE ESTAVÃO FAZENDO ISTO.....TODOS OS QUE ESTAVAM EM DISPUTA PELO PODER.

    ResponderExcluir
  7. Queridos eu não quero jogar agua gelada na manifestação deste 'desejo coletivo'...mas vocês acham que o Ari Moutinho vai fazer isso com o amigo dele???Ele livrou a cara do Henrique Oliveira,garantindo até o emprego dele no TRE...SO UM MILAGRE!

    ResponderExcluir
Postar um comentário