Schwarzenegger vem a Manaus

Em Destaque
Por -
1
O governador Eduardo Braga fez o convite e o governador do Estado americano da Califórnia, Arnoldo Schwarzenegger aceitou.

Agecom
Os dois governadores assinaram uma declaração conjunta para a redução das emissões provenientes da degradação e desmatamentos, o chamado REDD
Beverly Hills, Califórnia – O governador do Estado americano da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, foi convidado e aceitou visitar o Amazonas em 2009. O convite foi feito na noite de terça-feira (18) pelo governador amazonense Eduardo Braga, durante uma recepção oferecida pelo californiano, quando assinaram acordo entre os dois Estados, segundo informou a Agência de Comunicação do Amazonas (Agecom).

Os dois governadores – que têm se destacado por suas políticas de defesa ambiental e desenvolvimento sustentável – voltaram a se encontrar para assinar uma declaração conjunta para a redução de emissões provenientes da degradação e desmatamentos, o chamado REDD. Assinaram também o documento os governadores da Flórida, Charlie Crist; de Wisconsin, Jim Doyle; de Illinois, Rod Blagojevich; de Kansas, Kathleen Sebelius; do Mato Grosso, Blairo Maggi e do Pará, Ana Júlia Carepa, além de representantes de Estados da Indonésia, do México e da China e do brasileiro Amapá.

Para que o governador-ator venha a Manaus no próximo ano, uma equipe-tarefa desembarca na cidade em março de 2009 com duas missões: acertar uma posição conjunta dos dois Estados para a cúpula sobre meio ambiente de Copenhagem, Dinamarca, que ocorre em dezembro do mesmo ano e acertar data e iniciar os preparativos para a visita que o mandatário californiano fará ao Estado.

Meio ambiente: tema  que une os dois mandatários 

Os governadores Eduardo Braga e Arnold Schwarzenegger conversaram muito durante a assinatura do acordo. O ator de “Conan”, “Exterminador do Futuro”, “Fim dos Dias”, “Gêmeos” e “Comando para Matar”, lembrou que esteve no Amazonas na década de 90, como turista, e se apaixonou pelo Estado. “Quando me falaram pela primeira vez de você e eu soube que era de lá, fiquei eufórico. Quero voltar lá, agora não apenas como turista, mas também como ativista. Nosso acordo pode significar muito para o mundo”, disse ele a Braga.

Ato contínuo, Braga formulou o convite, prontamente aceito.      

O secretário de Planejamento do Estado, Dênis Minev, reuniu-se com a equipe de Schwarzenegger e acertou a visita deles ao Estado em março, quando serão definidos todos os aspectos relacionados à visita.

O Amazonas tem em comum com a Califórnia duas situações: os dois foram os primeiros Estados em seus países a formular uma Lei de Mudanças Climáticas e ambos sofrem com as queimadas. “Eles sofrem mais, porque têm um clima mais propício a esse tipo de ocorrência”, explica Braga. “Só que ambos conseguimos formatar uma legislação moderna e coerente. Para se ter uma idéia, a lei deles prevê reduções da emissão de carbono até 2011, com metas muito rigorosas”, acrescentou.

Braga e Schwarzenegger comemoraram a fala do presidente eleito Barack Obama na abertura do evento. “Ele se comprometeu com metas. Falou abertamente em redução das emissões e disse que os Estados Unidos vão liderar o movimento no mundo. E quando eles se movem, muita coisa pode acontecer”, disse Braga. “Somos os maiores poluidores e temos que reverter isso”, completou Schwarzenegger.

Além de Schwarzenegger, o governador de Wisconsin, Jim Doyle, também virá ao  Amazonas em 2009. Ele acertou isso com Braga na segunda-feira.

Postar um comentário

1Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Prezado Daniel,

    Parabéns pela reportagem a respeito do fórum e pela compreensão da importância deste evento. Ele não é o fim em si próprio, mas apenas um passo em um longo processo de valorização da floresta. Complemento apenas seu post com o link para o texto do acordo com a California:
    http://www.dminev.com/2008/11/amazonas-e-california-parceria-contra.html
    Abraços.
    Denis Minev

    ResponderExcluir
Postar um comentário