COARI: ÍNDICES DE MALÁRIA CONTINUAM CAINDO

Em Destaque
Por -
0


Os índices de malária continuam em queda no município de Coari, que hoje é o segundo em casos de malária no Estado. Em 2005 foram registrados 6.488 casos de malária, representando 2,8% de participação na malária registrada no Estado do Amazonas. Já em 2006 foram 5.289 novos casos da doença, resultando daí um percentual de 2,7% dos casos do Amazonas. A partir de março de 2007 houve uma explosão de casos, onde 11.573 pessoas foram infectadas com a doença, um aumento de 119%, ou seja, 5,7% dos casos notificados no Estado. Este ano, até o mês de setembro foram registrados 8.782 casos, apontando para uma redução com relação ao ano anterior, mesmo assim, medidas urgentes precisam ser tomadas para que os índices caiam aos níveis anteriores ao de 2005. 

O IPA(Incidência Parasitária Anual), indicador que mede o nível de risco da população é considera de alto risco, quando os casos atingem uma média de 50 casos para 1.000 habitantes/ano. No município de Coari a incidência passou de 143 em 2005 para 233 casos por mil habitantes em 2007. A Secretária de Saúde de Coari, Joelma Aguiar, informou que as medidas já estão sendo tomadas no sentido de reduzir drasticamente estes índices, para isto, está sendo elaborado o Plano Operacional Anual de Combate à Malaria no município de Coari, que tem como principais metas, reduzir em 40% os casos de malária em 2009 com relação ao mesmo período de 2008, reduzir em 5% o percentual de participação de malária urbana através da borrifação de 3.000 prédios na zona urbana e rural e do uso de mosqueteiros impregnados e telamento das residências, "como já aconteceu na comunidade Saubinha, onde a Secretaria de Saúde disponibilizou as telas e as madeiras o os moradores telaram suas casas e riparam as paredes" - afirmou Joelma Aguiar. 

A secretária de Saúde também informou que as lanchas e embarcações para viagens a Zona Rural que estavam abandonadas e sem utilização, estão sendo recuperadas e todos os veículos do departamento de endemias foram recuperados. Tudo isso, é uma soma de esforços na gestão pública de Coari para reduzir os índices que precisam ser modificados.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)