APUÍ: DESCOBERTA DE JAZIDA DE FÓSFORO EM APUÍ, REVELA O QUANTO NOSSA TERRA É RICA

Em Destaque
Por -
0
Do Jornal Amazonas em Tempo:

As perspectivas de se definir uma jazida de fosfato na região são muito grandes, o que deve garantir o início das atividades de sondagem na região já no primeiro semestre. A 220 quilômetros de Manaus, estudos apontam a existência de jazida de fósforo no Sul do Amazonas. Novos levantamentos sobre recursos minerários no Estado comprovam a presença de rochas asfálticas – fosfato - no município de Apuí. A descoberta foi divulgada ontem pelo secretário-executivo de Geodiversidade e Recursos Hídricos do Amazonas, Daniel Nava.

O fósforo, junto com o nitrogênio e o potássio, formam o NPK, principal produto da indústria de fertilizantes, essencial para o aumento da produtividade agrícola. Nava destacou que com esse novo estudo o Amazonas passa a ser o único Estado da Federação que possui as três ocorrências minerais: nitrogênio, extraído a partir das reservas de gás natural localizadas na província petrolífera de Urucu, no município de Coari; o potássio, localizado nos municípios de Nova Olinda do Norte e Itacoatiara; e agora as reservas de fósforo, localizadas no município de Apuí. “As informações trazidas pelo diretor João Orestes Santos são oportunas, pois fecham o ciclo para viabilização da indústria de fertilizantes. Vamos aguardar a definição desses investimentos australianos para que possamos levar ao governador mais essa boa notícia do setor mineral”, declarou.

O diretor da empresa Redstones Resources e também responsável pela pesquisa, João Orestes Santos, confirmou que as perspectivas de se definir uma jazida de fosfato na região são muito grandes, o que deve garantir o início das atividades de sondagem na região já no primeiro semestre de 2009, a partir da aprovação desses resultados obtidos em Apuí junto ao grupo de investidores australianos.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)