CASO NOVO AIRÃO E A INFLUÊNCIA DIRETA DA POLÍTICA NA VIDA DO CIDADÃO

Em Destaque
Por -
3

Existe um adágio popular que diz o seguinte: "Quando a cabeça não pensa, o corpo padece". Esta frase poderia ser utilizada assim também: "Quando os políticos não pensam, o povo padece". E quando crio esta frase, me refiro exatamente a pérfida influência dos maus atos dos políticos, diretamente na vida do cidadão, que a priori não está envolvido na política partidária, no entanto, como ser político que é, sofre todos os danos dos atos de quem governa ou quer governar. Quando o objetivo pessoal sobrepõe o objetivo coletivo, e na busca pelo poder todas e quaisquer armas que mexam com a estabilidade social e governamental vai trazer conseqüências diretas sobre a população. É o que está acontecendo em Novo Airão.

O jornal ACRÍTICA traz a informação que "uma briga entre grupos rivais da política local causou 14 trocas de prefeitos, com quatro políticos tendo de assumir os destinos da cidade nos últimos quatro anos". As conseqüências disto foram as mais drásticas possíveis: Novo Airão, através do poder municipal só firmou um convênio com o Governo do Estado, durante quatro anos.

O município chegou a perder o domínio territorial sobre 23 quilômetros da estrada AM-070, que num documento do Instituto de Terras do Estado do Amazonas (Iteam) foi incluído como pertencentes ao Município de Iranduba (a 25 KM de Manaus). Para se ter idéia do prejuízo que isso causaria, o principal empreendimento da região, a construção de um hotel cinco estrelas da rede Accor, passaria a ser em Iranduba. A confusão está sendo desfeita após uma reavaliação do caso pelo Iteam.

ENTENDENDO A PENDENGA

A instabilidade política em Novo Airão começou na eleição de 2004, vencida por Wilton Santos com 2.112 votos contra 1.654 do então prefeito Luiz Carlos Areosa (PR). Durante a campanha Areosa entrou com ação acusando Wilton por compra de votos, mas não conseguiu impedir a diplomação dele. Nos últimos dias de 2004, contudo, Areosa conseguiu liminar impedindo a posse de Wilton e garantindo-lhe a posse, o que aconteceu no dia 1º de janeiro.

Por conta desse e de outros processos Areosa, Wilton, o ex-presidente da Câmara Municipal, Francisco Almeida (PTB), e o atual, Argemiro Vinhort Gomes (DEM), se revezaram no Poder. Três meses após ser empossado, Areosa teve que entregar o cargo a Wilton, que ficou poucos meses e entregou o cargo a Almeida, que o repassou a Areosa, que entregou a Wilton pelo período mais longo, 16 meses. Nova liminar retornou, em setembro, a prefeitura a Wilton.

A INCAPACIDADE DEMOCRÁTICA

As entrelinhas da lei, as disputas nos tapetões jurídicos demonstram que cada vez o emaranhado das brigas jurídicas em torno do poder traz prejuízos aos cidadãos que simplesmente querem votar e eleger seus representantes e que eles trabalhem para o bem de todos. Em outros municípios a realidade não é diferente, sempre que cassação de mandato, ondas de denuncísmos acontecem, briga por liminares em várias instâncias que ora dão direito a um e ora dão direito a outro, findam causando uma bola de neve que se transforma numa avalanche sobre o cidadão. Este é o modelo democráticos que criamos e possuímos, até onde teremos a capacidade de aperfeiçoá-lo para que as conseqüências sejam menos danosas, vai depender de muito, muito tempo.

Postar um comentário

3Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. o wilton merece voltar á prefeitura pq ele apesar de tudo foi otimo prefeito

    ResponderExcluir
  2. o Wilton pelo q me falaram foi um dos melhores prefeitos de novo airao é o q me falaram;apesar de eu nao morar aí;

    ResponderExcluir
  3. quero falar da atualidade. a prefeita Lindinalva já começou pisando na bola. Não pagou o salário dos concursados no mês de dezembro. Essa dívida não é do ex, e sim da prefeitura. todos sabem que o pagamento pode ser feito até o quinto dia útil do mês seguinte e salário de concursado é sagrado. o que fizeram com a verba federal que caiu no último dia 31 e o do dia 02-01-2013? Cade as promessas de campanha? Novo Airão já iniciou passando fome!

    ResponderExcluir
Postar um comentário