13 ANOS DA MORTE DO DR. ODAIR: E ATÉ AGORA, NADA.

Em Destaque
Por -
1
Assassinatos de políticos sem julgamento

O presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), José Thomé Filho, pediu providências do presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Francisco Auzier, na tramitação dos processos que envolvem assassinatos de prefeitos de municípios amazonenses. “Nós, que estamos na vida política, podemos ser vítimas desse mesmo destino”, declarou Thomé, que também é prefeito de Autazes (a 113 quilômetros a sudeste de Manaus).

De acordo com o presidente da AAM, os ex-prefeitos de Coari, Odair Carlos Geraldo, de Itapiranga, Francisco Socorro Oliveira, e de Novo Aripuanã, Adiel Meira de Santana, foram assassinados por motivos políticos enquanto exerciam seus mandatos. Thomé também reivindicou solução para o assassinato do vice-prefeito de Boa Vista do Ramos, José Carlos Matos Oliveira, que foi morto depois de uma discussão, em 31 de dezembro de 2006.

O presidente do TJAM determinou o levantamento da situação dos processos sobre as mortes dos prefeitos para que ele tomasse as providências necessárias. A morte de Odair Geraldo completou 13 anos ontem e o processo ainda não foi julgado. O presidente do TJAM garantiu que vai nomear uma equipe de juízes auxiliares da presidência para fazer todo esse levantamento.

Thomé se reuniu com o presidente do TJAM na manhã de ontem. Ele afirmou que a impunidade dos crimes não intimida os prefeitos que estão na ativa, apesar de reconhecer que todos estão sujeitos a atitudes extremas de adversários políticos.



Providências



A assessoria jurídica da AAM disse que também vai tomar providências para tentar ‘desemperrar’ os processos parados. De acordo com o presidente da associação, a assessoria jurídica vai avaliar cada processo individualmente para saber quais providências precisam ser tomadas para que os processos voltem a tramitar e sejam julgados. Ele não soube dar informações detalhadas sobre os processos.

O assassinato do ex-prefeito de Coari, Odair Geraldo, é o que está há mais tempo sem ser solucionado. O crime ocorreu em novembro de 1995 e completou 13 anos ontem. A mulher dele à época, Márcia Costa, disse que pelo fato de Odair ser natural do estado de São Paulo, a família teve dificuldades para acompanhar o processo. O corpo do ex-prefeito foi levado para a cidade onde ele nasceu para ser enterrado.

O ex-prefeito de Novo Aripuanã (a 227 quilômetros ao sul de Manaus), Adiel Meira de Santana, foi assassinado há seis anos. O crime ocorreu em Manaus, na praça de Alimentação do Dom Pedro, zona Centro-Oeste, no dia 28 de agosto de 2002. O principal suspeito, Francisco Chagas Oliveira, o ‘Chaguinha’, também aguarda o julgamento na penitenciária.

O ex-prefeito de Itapiranga (a 227 quilômetros a leste de Manaus), Francisco Socorro de Oliveira, foi assassinado em abril de 1996.

O vice-prefeito de Boa Vista do Ramos (271 quilômetros a sudeste de Manaus), José Carlos Matos de Oliveira, foi morto em 31 de dezembro de 2006, depois de uma discussão em um bar.

Postar um comentário

1Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. katia maria menezes da cruz08/09/2010, 20:46

    Não tive a oportunidade de abraçar meu pai Francisco Socorro de Oliveira, pois tinha-o conhecido em Janeiro do mesmo ano e por estar muito ocupado com a politica na época em 1996, e quando soube da noticia do seu assassinato, seu corpo estava em Itapiranga, somente chorei e pedi a Deus que em algum lugar, em alguma hora, em algum tempo futuro pudéssemos conversar e nos abraçar como pai e filha. Onde o Senhor meu pai estiver peço a Deus que o ilumine e o guarde até que possamos nos encontrar novamente em nome de Jesus! Katia Maria Menezes da Cruz.

    ResponderExcluir
Postar um comentário