Gripe: último dia da campanha de vacinação do idoso

Em Destaque
Por -
0
Saúde

Publicada em 16/05/2008 às 12h55m

O Globo



Francisco Guilherme é imunizado contra gripe em Goiás na décima edição da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso - Agência Brasil


BRASÍLIA e RIO - A Campanha Nacional de Vacinação de Idosos contra a Gripe termina nesta sexta-feira. Todas as pessoas com 60 anos ou mais devem comparecer a um posto de vacinação para se proteger contra a doença, que pode acarretar complicações graves, como a pneumonia, e até levar à morte.


Só não devem se vacinar as pessoas que tiverem alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo, porque a vacina é produzida em embriões de galinha e, por mais que passe por um processo de purificação, podem sobrar alguns resquícios de ovo na substância. Portadores de doenças neurológicas em atividade também não podem tomar a vacina, assim como quem estiver fazendo uso de medicamentos imunodepressores.


Inicialmente, o prazo da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso iria até a última sexta, mas foi prorrogado por causa de problemas climáticos que dificultaram a ida de idosos até os postos de saúde. Balanço preliminar realizado pelo Ministério da Saúde, divulgado nesta quinta, indica que 12 estados brasileiros cumpriram a meta de vacinar 80% da população com 60 anos ou mais. Em todo o país foram vacinados 12.116.724 idosos, o que representa 75,05% de cobertura. Em 2008, a meta é vacinar 13 milhões de pessoas.


De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), os estados que já informaram ter vacinado 80% ou mais de idosos são o Acre (84,55%), Alagoas (81,68%), Goiás (84,78%), Mato Grosso (85,81%), Minas Gerais (81,58%), Pernambuco (81,35%), Pará (81,06%), Piauí (80,72%), Sergipe (81,56%), Santa Catarina (84,87%), Tocantins (83,32%) e o Distrito Federal (97,08%). Entre os municípios, 3.354 já informaram ter vacinado, no mínimo, 80% dos idosos. Isso representa 60,28% do total dos municípios brasileiros.


Nos estados do Amazonas, Amapá, Roraima, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, São Paulo, Rio Grande do Sul, Piauí e Mato Grosso do Sul, as coberturas parciais oscilam entre 60% e 80%. Apenas os estados do Rio de Janeiro e Rondônia estão com cobertura abaixo de 60%, com 57,63% e 46,89%, respectivamente.


Apesar do encerramento da campanha nesta sexta-feira, os estados e municípios têm até o dia 5 de junho para finalizar o repasse de informações ao Ministério da Saúde. Com base nos dados parciais, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) avalia que meta nacional será alcançada.


Segundo o Ministério, balanço parcial desta quinta-feira foi feito com base nas informações atualizadas pelos estados e municípios até 17h40m de quinta-feira. O resultado final será divulgado no dia 6 de junho.


Vacina reduz 50% das doenças relacionadas à gripe
Estudos nacionais e internacionais mostram que a vacina contra influenza (gripe) reduz mais de 50% das doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias. Além disso, estudos apontam que há queda de pelos menos 31% das mortes hospitalares por pneumonia e influenza e de cerca de 50% das mortes hospitalares relacionadas às doenças respiratórias. Quanto aos óbitos entre idosos, por diversas causas, o percentual de queda varia entre 27% e 30%.


Além da vacina contra a influenza, o PNI também enviará aos estados e municípios vacinas contra difteria e tétano, pneumococo e febre amarela, para reforçar a ação. Para tanto, foram adquiridas 18 milhões de doses de vacina contra a gripe; 4 milhões de doses da Dupla Adulto, que protege contra difteria e tétano; 250 mil doses contra pneumonia por pneumococo; e 1 milhão de doses contra a febre amarela.






















Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)