TV DIGITAL: Manaus inicia produção de set-top box

Em Destaque
Por -
0

12 de fevereiro de 2008 às 18h13
Dentro de 10 dias a empresa Proview dará início, em Manaus, à produção em escala do receptor-decodificador de sinal de TV para o sistema digital de alta definição, ao preço de R$ 200,00 (valor FOB). A informação foi dada pelo presidente da empresa, Tsen Ling Yun, durante coletiva concedida à imprensa na sede do governo do Estado do Amazonas, convocada pelo governador Eduardo Braga, e que contou com a presença da superintendente da Zona Franca de Manaus, Flávia Grosso, e do presidente do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), Maurício Loureiro.

Yun afirmou que só a Proview tem capacidade de produzir 100 mil unidades/mês, e que a empresa investiu cerca de US 3 milhões nos últimos três anos para desenvolver o produto e se preparar para iniciar a produção. “Agora devemos investir mais US 1,5 milhão para a produção em larga escala”. Ele destacou ainda que a empresa utilizou-se do know-how local, por meio de parcerias com instituições de ensino e pesquisa, para desenvolver um aparelho com tecnologia avançada, preço competitivo, e com um importante diferencial acoplado ao aparelho: o Ginga – software que permite a interatividade entre o usuário e as transmissoras de televisão. A empresa contou com a parceria de instituições de ensino e pesquisa locais de iniciativa privada, como a UniNilton Lins e ULBRA, que por sua vez têm convênios com a Unicamp, USP, e Universidade Federal da Paraíba, e ainda as públicas UFAM e UEA.

Segundo o empresário, há dois meses a Proview está em negociações com as grandes redes nacionais de varejo, e há sinalização de que o preço final ao consumidor deve ficar em R$ 299,00. O lançamento das vendas em São Paulo, onde já ocorre a transmissão digital, está prevista para março.


Produção em alta

O governador Eduardo Braga lembrou que há tempos vem trabalhando, junto com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), para garantir à ZFM a exclusividade de incentivos para a produção do set-top box, e que o lançamento da Proview do primeiro set-top box já voltado para o sistema brasileiro de TV digital, justifica esse empenho. Braga chamou atenção para o momento positivo por que vem passando o estado do Amazonas, que em janeiro teve aumento de 15,2% de crescimento industrial, segundo o IBGE. “Esse dado é significativo, especialmente porque o crescimento é sobre a base de 2006, que já foi um ano forte”, salientou.

A superintendente da SUFRAMA, Flávia Grosso, fez questão de ressaltar que o set-top box não é uma comoditie, mas um produto que tem que ser desenvolvido, e que “as empresas incentivadas do Pólo Industrial de Manaus têm comprovado que têm tecnologia para isso, o que estimula a SUFRAMA a investir cada vez mais em qualificação de recursos humanos e formação de capital intelectual na região”.

Para o presidente do Cieam, Maurício Loureiro, as perspectivas do PIM para 2008 são muito boas, com estimativa de crescimento de 10 a 12% em relação ao ano passado. A respeito da produção de set-top box, ele considera que a iniciativa da Proview mostra que as empresas do setor instaladas na Zona Franca de Manaus estão aptas a produzir o set-top box e atender à demanda do mercado nacional. “Esperamos agora que o governo amplie a transmissão do sinal digital o mais rápido possível para os demais estados da Nação, para que brevemente todos os brasileiros tenham acesso à nova tecnologia”.

Fonte: Portal MDIC

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)