O EFEITO DO TEMPO

Em Destaque
Por -
0
Tudo muda com o passar do tempo, inclusive as pessoas, e não é só na aparência que mudamos. É impressionante o poder que o tempo tem sobre nós mortais, e de como à medida que a terra gira em torno de seu próprio eixo e avançamos na linha do tempo de nossa existência. É perceptível o poder do tempo sobre tudo, tão claro e tão evidente, que não podemos dizer que hoje ou amanhã ainda seremos os mesmos. Assim como o efeito do tempo é diferente sobre as diversas matérias existentes, assim também o é sobre cada um de nós.
O efeito do tempo sobre o ferro, por mais tenaz que seja, o faz enferrujar, o envelhecimento é notado através do enferrujamento, e a fragilidade do ferro que até então não era evidente começa a ser percebida. Não importa quanto tempo passou, é fato. Se isto acontece com o ferro, que imaginamos ser tão resistente que nada poderia atingi-lo, com matérias mais frágeis o tempo é menor e as conseqüências são mais drásticas. Já com o vinho o efeito é oposto, até já nos acostumamos com a frase: “O Vinho, quanto mais velho, melhor”. Nem mesmo assim isto é uma verdade absoluta, na verdade nem todos os vinhos são beneficiados pelo envelhecimento. Os especialistas dizem que “a passagem do tempo proporciona a evolução dos componentes do vinho, mas é necessário ter estrutura de tanino e outros componentes para que o tempo seja benéfico e nem todos os vinhos têm este requisito”.
Durante o envelhecimento algumas características dos vinhos jovens como aromas de frutas frescas são substituídos por aromas mais evoluídos como os de frutas em calda e frutas secas. Em geral vinhos brancos e espumantes não devem ser guardados, pois suas características mais importantes, o frescor e os aromas de frutas se perdem com o tempo. Somente vinhos brancos de regiões muito especiais, como a Bourgogne, na França, ganham com o tempo.
Eu não sei na verdade se está sob o nosso controle escolher se seremos vinho de regiões especiais, ou se seremos como todas as demais matérias que sofrem e se desgastam com o tempo, o certo é que em uma grande maioria de pessoas o efeito do tempo é desgastante, frustrante e até mesmo desanimador. Comportamentos que mudam e degeneram para pior, laços familiares que se desfazem, relacionamentos que mudam, acabam, chegam ao fim. Recomeços que não dão certo, negócios que vão à falência, fatos e eventos os mais diversos possíveis de citar, que com o passar do tempo vão minando as estruturas emocionais e comportamentais, mudando, envelhecendo, enferrujando, e aos poucos aquela essência forte vai dando lugar aos aspectos negativos do tempo. Apenas pessoas especiais ganham com o tempo, conseguem estar no lugar certo, na época apropriada, na forma apropriada de tal maneira que ao invés de piorarem com o passam do tempo, melhoram e fazem à vida ter mais sentido.
Na racionalidade pensante de nós, humanos, temos uma diferença gritante em relação às demais matérias, podemos nos ajustar as intempéries, perceber até que ponto estes efeitos do tempo está nos afetando e remover as ferrugens, as crostas que vão sendo criadas em nosso espírito e alma e então renovarmos-nos diante dos anos que tudo envelhecer. Ter esta capacidade nos fará pessoas especiais. Se não cairemos na vala comum do descrédito na vida, e aos poucos, segundo após segundo, o tempo amolecerá nossas estruturas, uma por uma, e a finitude estará mais próxima e mais real.
Daí é possível ter uma noção geral de como tudo se esvai, aos poucos, às vezes até de forma imperceptível, com se não acontecesse, mas acontecendo. As florestas que aos poucos vão sumindo, o aquecimento global que vai destruindo aos poucos as geleiras, o aumento dos conflitos armados, a violência generalizada, a falta de segurança, efeitos do tempo, sentidos de forma geral, a cada giro do planeta, a cada nascer e findar de um novo dia, na descontinuidade do dia que encerra com o outro e na continuidade da terra que continua suspensa sob o nada, girando, girando e girando em torno do sol. A grande indagação que pesa é: será que seremos especiais o bastante para não deixar o tempo destruir a todos e a tudo?

Texto: Daniel Maciel

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)