COARI SEM IBAMA

Em Destaque
Por -
0
Algumas ações governamentais caem dentro do campo da incompreensibilidade. Esta do governo federal de retirar as representações do IBAMA de alguns municípios do interior do Estado do Amazonas é uma delas. A criação de um instituto para cuidar melhor das unidades de conservação, que é o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, criado pela MP 366, que pelo que tudo indica está representando um retrocesso, pelo menos neste primeiro momento na política ambiental. É o que é possível interpretar, uma vez que ante o surgimento deste instituto algumas cidades irão perder definitivamente a representação do órgão maior no que diz respeito a proteção do meio ambiente na esfera federal.

Mediante a criação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o governo federal retira definitivamente as poucas unidades do IBAMA que atuavam em alguns município. "No Amazonas, o Ibama tem atualmente: uma superintendência estadual (cujo escritório fica em Manaus), uma gerência executiva em Tefé e 12 escritórios regionais (embora haja 14 aprovados – os de Apuí e Barcelos sequer chegaram a sair do papel). Desses 12 escritórios, apenas um (o de Tabatinga) vai permanecer ativo. Dos 11 que serão extintos, seis passarão a abrigar escritórios do Instituto Chico Mendes: os de Lábrea, Humaitá, Manicoré, São Gabriel da Cachoeira, Boca do Acre e Carauari.", informa o site REDEFATOS, desta quinta feira.

Coari, assim como Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, e Eirunepé, ficarão sem qualquer representação ambiental do governo federal. É uma pena. Qual será a alternativa para esta medida? A responsabilidade deve ficar apenas com os governos estadual e municipal, ou o governo federal apresentará outras alternativas? Em Coari algumas áreas são de importância estratégica ambientalmente: o grandioso Lago de Coari, o Lago do Mamiá, as questão do impacto ambiental por conta da extração do petróleo e do gás, além de muitos outros aspectos da biodiversidade amazônica encontradas em nosso município. Fato é que, sem dúvida, a extinção da representatividade do IBAMA parece representar um retrocesso na política ambiental do governo federal, que precisa ser devidamente avaliado, principalmente para o Amazonas.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)