DIVINO IGARAPÉ

Em Destaque
Por -
1
O Igarapé do Espírito Santo corta Coari ao meio, lutando bravamente contra sua própria destruição no transcorrer dos anos. Como veia firme, por onde a vida teima em passar apesar das adversidades intermitentes, apesar do sufoco que é receber o impacto dos arredores, ameaça sempre presente.
Mas assim mesmo ele permanece lá, divino, teimoso, respirando e fazendo respirar. De vez em quando um tapete verde recobre sua lâmina de água, sintoma de algo que não sei explicar, nem quero aqui, não sei se é sintoma de poluição, sé defesa do Igarapé, se é natural: assim como na vida não nos preocupamos em explicar certos fatos que acontecem conosco, apenas vivenciamos perplexos os fatos e acontecimentos. Pois é, assim se forma de forma lenta e permanente o tapete verde sobre o Igarapé do Espírito Santo, tão consistente, que é preciso ser retirado por mãos humanas em certos períodos do ano para que se torne navegável, para que as águas apareçam límpidas e refletindo a luz do sol. É... em certos períodos temos que agir também, remover os ressentimentos, as mágoas deixando as águas translúcidas de nossas almas sob o brilho do sol reluzir. Como uma fênix o igarapé do Espírito Santo renasce a cada ano, mostra beleza, vida, força como prova de que nem tudo está perdido. Sempre há uma esperança, sempre há uma alternativa. A vida é assim, é como este rio tão nosso, tão coariense, pelo qual passamos todos os dias, ou por uma ponte ou por outra e às vezes o ignoramos. Mas ele está lá, permanece lá, independente de nossa frieza, de nosso pouco caso, de nossa insensibilidade. Ele segue apesar de nós. Até quando? O tempo dirá. É certo que se o tratarmos com carinho sua vida se prolongará; tudo o que recebe carinho dura mais, permanece. Apesar de desejar pelo nosso carinho ele nada nos dirá que não queiramos ouvir. Mas se soubermos ouvir seu gemido silencioso, se nossos tímpanos ressoarem seu breve pedido de socorro, ou pelo menos, se nossos olhos perceberem sua necessidade de carinho, ele responderá com vida, pois é isso que sabe fazer de melhor, abrigar a vida, corresponder vitalidade, refletir um pulsar eterno além da biologia, do ecossistema: a própria, genuína e ilimitada vida!
Por enquanto, ele está lá, no meio da cidade, tranqüilo como suas águas, sofrendo calado, permanecendo apesar dos pesares, de forma divina o Igarapé do Espírito Santo.

Postar um comentário

1Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Texto muito rico literalmente, parabéns. Acabamos de encontrar um escritor.

    ResponderExcluir
Postar um comentário