FW: Jovens que cumprem medidas socieducativas participarão do projeto Voluntários da Copa

Em Destaque
Por -
0
             Como medida de inclusão social, o Governo do Estado vai incluir jovens que cumprem medidas socioeducativas nas unidades estaduais de reabilitação no projeto Voluntários da Copa, voltado ao trabalho voluntário no período da Copa do Mundo de 2014. O titular da Secretaria Estadual de Juventude e Lazer (Sejel), Júlio César Soares, afirma que a capacitação desses jovens para o projeto receberá o apoio da Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), Juizado da Infância e Adolescência e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
           
No projeto, os jovens vão atuar nas áreas de atendimento ao público tanto em hotéis quanto em locais de embarque e desembarque de visitantes e atletas e no entorno da Arena da Amazônia. O secretário ressalta que a ideia é envolver os jovens no projeto com o objetivo de gerar novas oportunidades de trabalho, abrindo uma perspectiva de futuro melhor para a juventude. "O Governo do Estado vem se preocupando em criar políticas públicas permanentes que motivem novas oportunidades. A Copa de 2014 é uma grande porta que se abre a estes jovens", enfatiza Júlio César.
           
O pontapé inicial do processo de envolvimento dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na preparação para o trabalho durante o campeonato mundial ocorreu nesta sexta-feira (8). As obras da Arena da Amazônia, que irá sediar em Manaus os jogos da Copa de 2014, receberam a visita de 80 jovens atendidos nos centros Dagmar Feitosa, Senador Raimundo Parente, Marize Mendes, Unidade de Privação de Liberdade Provisória, Polos Descentralizados de Liberdade Assistida e Projeto de Apoio ao Egresso.
           
 Reabilitação - A visita às obras da arena é uma das atividades incluídas na programação da 8ª Semaneca – que se estende até o dia 14 de julho -, alusiva aos 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, comemorado no próximo dia 13. Para a gerente das medidas educativas da Seas, Matilde Ezaguy, a inclusão destes jovens na logística do campeonato mundial assume relevante importância no processo de reabilitação e reintegração social dos mesmos.  
           
"O Governo do Estado já investe na formação dos jovens em processo de reabilitação. Os internos e provisórios têm a oportunidade de continuar e concluir os estudos na Escola Josefina de Melo, localizada dentro das unidades e, também, por meio do Projeto Jovem Cidadão, promovido no contraturno dos internos", enfatiza Matilde.
         
   O jovem K.C., 17 anos, natural de Tabatinga, cumpre medida socioeducativa de seis meses em regime semi-aberto. Até a Copa de 2014, ele espera estar em liberdade e já se prontificou em participar do grupo de voluntários. "É importante porque incentiva a gente a não fazer coisas erradas, além da oportunidade que vamos ter de ficar ao lado de profissionais do futebol", ressalta. Com o mesmo entusiasmo, C.R., 17, visitou o canteiro de obras. "A gente já se sente motivado a participar em qualquer coisa, principalmente, no contato com o público, esclarecendo, ajudando com informações", diz.

Fotos: Alex Pazuello / AGECOM

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)