Cinco dicas simples para prevenir sintomas de ansiedade e ter uma melhor qualidade de vida

Em Destaque
Por -
0

Segundo a OMS, o Brasil é o país com a maior quantidade de pessoas com sintomas de ansiedade no mundo

O ano começa com a campanha "Janeiro Branco", totalmente voltada para os cuidados com a saúde mental. Diante desse cenário, o Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Amazonas (SINDSEMP-AM) dá dicas de como prevenir alguns dos sintomas de ansiedade a partir da adoção de hábitos simples.
Sentir-se ansioso é uma resposta natural e temporária do organismo frente a uma situação extraordinária ou estressante. No entanto, quando esse "estado de prontidão" começa a desencadear sintomas permanentes, trazendo limitações ao cotidiano da pessoa e causando sofrimento emocional, então é hora de ligar o sinal de alerta e procurar acompanhamento e tratamento médico.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde - OMS, em 2019 quase 10% dos brasileiros conviviam com o transtorno de ansiedade, sendo o país com o maior número de pessoas com a doença no mundo. Agora, os brasileiros encaram os reflexos causados pela pandemia de covid-19.
 
O Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Amazonas - SINDSEMP-AM, atento aos cuidados da saúde mental de seus filiados e da população em geral, sustenta que as organizações estão buscando cada vez mais ter um olhar voltado para a "qualidade emocional" de seus funcionários. De acordo com o presidente Marlon Bernardo, "a promoção da saúde mental deve ser uma política permanente e, por isso, o sindicato busca oferecer aos servidores do MPAM uma ampla variedade de convênios de saúde e bem-estar, englobando academias, escolas de dança e sessões de meditação, além de promover eventos de integração e diversas campanhas de saúde de caráter informativo e de sensibilização".      
Para o SINDSEMP-AM, a simples adoção de uma rotina de autocuidado e de novos hábitos ajuda de maneira significativa a minimizar as chances de um quadro mais grave de ansiedade. Para isso, o Sindicato dos Servidores do MPAM listou cinco dicas para ajudar as pessoas:
 
1. Reduza o Tempo de Tela

Desconecta! Largue o celular! Diminua o seu tempo de exposição às redes sociais e aos aplicativos de mensagens e desfrute o mundo real. Os padrões de beleza e de felicidade expostos na internet são inalcançáveis! Seja você mesmo e sem filtro! Sua vida não é uma selfie e nem um vídeo!

2. Organize sua Rotina

A sobrecarga de tarefas diárias causa tanto esgotamento mental que nem o final de semana é suficiente para recuperar, não é mesmo? Por isso, organize seus compromissos e cumpra-os em um ritmo adequado. Depois disso, vai até sobrar um tempinho para aprender uma nova habilidade e fazer novas amizades.

3. Pratique Atividades Físicas

Se realizado de maneira periódica, o exercício físico torna-se um "remédio natural" no combate à ansiedade, além de reduzir vários outros riscos à saúde. A prática de atividades físicas estimula mudanças químicas no cérebro que melhoram o humor e os pensamentos em geral. Movimente-se e fuja do sedentarismo!

4. Tenha Bons Relacionamentos

Cultive bons vínculos afetivos: visite os amigos e familiares e crie momentos agradáveis (uma simples conversa, um cafezinho ou um jantar). Por outro lado, evite relacionamentos tóxicos e situações que geram tensão ou desgaste. E não esqueça: pare de se comparar com os outros e evite o perfeccionismo exagerado. A vida é feita de cooperação e não de competição!  

5. Alimentação e Repouso

Evite o consumo exagerado de álcool, cigarro ou drogas psicoativas. Tenha um cuidado redobrado com a alimentação e reduza o ritmo frenético do dia a dia com intervalos para repouso. Além disso, respeite os sinais de cansaço do seu corpo e tenha um sono regular. Os efeitos dessas medidas são imediatos e você vai notar rapidamente a melhoria da sua saúde!
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)