Dezembro Laranja destaca os cuidados com a pele

Em Destaque
Por -
0

A Campanha Dezembro Laranja tem como objetivo intensificar a luta e a conscientização contra o câncer de pele. A doença é muito comum no Brasil, devido à exposição excessiva e sem proteção das pessoas ao sol. Exames dermatológicos frequentes são fundamentais para que se evite o desenvolvimento de doenças de pele.
 
O dermatologista Diogo Pazzini do Hapvida NotreDame Intermédica explica que existem dois tipos de câncer na pele – os melanomas e não-melanomas. Entre os não- melanomas, o carcinoma basocelular é o mais prevalente, seguido do carcinoma espinocelular.
 
"Ambos têm pouca agressividade e acometem áreas mais expostas aos raios do sol, como a região do rosto, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas. Se diagnosticado e tratado logo no início, há uma alta chance de cura", ressaltou Diogo.
 
Já o melanoma é bem mais perigoso, devido ao risco de ocorrer metástase, quando o tumor se espalha para outras regiões do corpo, aumentando o grau de mortalidade. Assim, como os do tipo não-melanoma, existe uma chance superior de 90% de cura quando a doença é descoberta e tratada no começo.
 
Alguns fatores de risco podem ocasionar o desenvolvimento do câncer de pele, entre eles: ter pele e olhos claros, ser albino, ter vitiligo, predisposição genética e histórico familiar, além de exposição prolongada e repetida ao Sol. A incidência em pessoas mais jovens tem sido mais comum a cada ano.
 
A principal dica de prevenção à doença é o uso do filtro solar, não somente na praia, mas durante as atividades do dia a dia. Para o uso diário, a recomendação é uma aplicação na parte da manhã e outra por volta do horário do almoço. Já na praia, piscina ou programas ao ar livre, é necessário que a reaplicação aconteça com maior frequência a cada duas horas.
 
"O uso de óculos de sol, bonés, chapéus e guarda sol são necessários para diminuir as áreas expostas. Deve-se ter atenção redobrada com as crianças. Nos bebês já pode ser usado protetor solar a partir dos 6 meses de vida. É preciso evitar a exposição ao sol entre 10 e 16 horas", recomendou o dermatologista.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)