Coari está se tornando o maior canteiro de obras do interior do Amazonas

Em Destaque
Por -
1

O que não foi feito nos últimos quatro anos, no município de Coari (367 km de Manaus), está sendo realizado em vários bairros e centro da sede municipal. Algumas obras tiveram que ser construídas e entregues à população em tempo recorde, outras estão em execução enquanto o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) está recebendo instalação de equipamentos de informática, aguardando inauguração.
Mais de mil crianças serão beneficiadas com as sete creches que estão sendo construídas em diferentes bairros da cidade. No mês de abril, o governador Omar Aziz fez a inauguração da escola municipal Maria Elizângela Litaiff, deu partida para a obra do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) e lançou a pedra fundamental para a construção da ponte do Pêra.


Uma parceria entre os governos municipal, estadual e federal garantem a construção de 2,5 mil unidades do Programa Minha Casa Minha Vida. 540 delas já estão em estado bem avançado de obra, enquanto outra quantidade aguarda a preparação do terreno, na estrada Coari-Mamiá. Toda a malha viária da cidade será recapeada e quatro novos bairros serão urbanizados.


Desde os primeiros dias da administração do prefeito Adail Pinheiro arrumar a cidade e fazer com que os serviços públicos funcionem efetivamente em favor da população, tem sido uma busca constante. A população, até o final de 2012, teve que conviver com muito lixo nas ruas esburacadas e deficiência na rede de saúde e educacional, com um déficit escolar apontando mais de mil crianças fora da escola.
Uma cozinha comunitária está sendo construída ao lado do Cips, em parceria com o Governo Federal. Na mesma área ainda vai ser erguida uma Delegacia Interativa de Polícias (Dip’s). Depois que for entregue para a população, a Praça da Cultura e do Esporte vai servir de memorial aos jovens e adolescentes do município, que poderão utilizar para lazer, desporto e promoção cultural.
cais-parintins

O porto da cidade finalmente poderá ser inaugurado e fazer parte do dia a dia de milhares de pessoas. Os últimos anos a ponte do cais passou quebrada causando um transtorno para a população. Além da ponte, toda a parte de estacionamento, muros, centro de atendimento de embarque e desembarque vai ser preparado para atender os usuários.
A escola municipal Elizângela Litaiff e o Abatedouro Municipal, apesar de constar no pacote de obras a ser lançado pelo prefeito, tiveram que ser antecipados, pois a necessidade era maior que as demais frentes de trabalho, que foram amenizados com as Ações Emergenciais promovidas nos primeiros 90 dias de administração municipal, diante do quadro de abandono e descaso que o governo recebeu o município, em 1º de janeiro de 2013. 
O novo abatedouro tem 1,4 mil m2 de área construída e custou ao município R$ 420 mil. A PMC entregou a administração do abatedouro à Associação do Marchant de Coari, que além de fazer o abate dos animais, será encarregada de manter o prédio e equipamentos públicos. O local possui instalações e equipamentos de acordo com o que estabelece os órgãos de vigilância sanitária, desde equipamentos de proteção individual (Epi’s), martelo pneumático para abate e câmara frigorífica para 45 toneladas. Um caminhão frigorífico também será usado para transporte da carne até os pontos de venda.
Cerca de vinte e cinco empregos diretos estão na obra da reforma da sede da PMC, no centro da cidade. Muitas infiltrações nas paredes e lajes comprometem o prédio histórico. O prefeito Adail Pinheiro defende a geração de emprego e renda e por isso adota as parcerias com os governos estadual e federal para as realizações de obras que atendam às necessidades da população. “Eles participam da construção e dos efeitos que as obras geram depois de prontas”, explica Adail.///

Eledilson Colares
Tags:

Postar um comentário

1Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. o recapeamento das ruas da cidade esta virando uma lenda, chegou o verão e nada disso...

    ResponderExcluir
Postar um comentário