Governo do Amazonas lança Pro-Rural

Em Destaque
Por -
0
O Governo do Amazonas lança, nesta terça-feira, dia 26 de fevereiro, o Programa Estratégico para Transferência de Tecnologia/Pro-Rural (Residência Agrária), cuja meta é contratar 180 pessoas, sendo 10 coordenadores de projetos e 170 técnicos recém-formados em nível superior e médio para atuar como agentes de transferência de tecnologia no interior do Estado. Serão investidos R$ 22 milhões da parceria firmada entre Sepror e Fapeam, e a previsão é de que os técnicos já estejam em campo em abril deste ano.

O programa é coordenado pela Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e conta com a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Secti-AM).

Os técnicos contratados receberão um pacote tecnológico desenvolvido em centros de pesquisas, como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Instituto Federal do Amazonas (Ifam), e tornarão essas tecnologias acessíveis aos produtores rurais do interior do Amazonas. Um importante diferencial é que essas tecnologias além de serem acessíveis não podem gerar impactos ambientais.

Serão dez áreas de abrangência, com foco na juta e malva; pecuária sustentável; piscicultura; manejo madeireiro; avicultura; borracha; fruticultura; e olericultura. Além dessas áreas de produção, haverá também apoio para as áreas de organização social e comercialização.

Criando opotunidades de emprego e renda – Todos os 62 municípios serão beneficiados tanto na geração de emprego e renda quanto na questão de absorção de tecnologias novas que ainda não estão disponíveis aos produtores.

Será feita a difusão tecnológica transferindo a tecnologia e melhorando a vida de homens e mulheres do campo. Também haverá um aumento significativo na produção de alimentos e cadeias não alimentares.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)