“Os brasileiros precisam saber o que está sendo feito para evitar os apagões”, diz Braga a ministro do MME

Em Destaque
Por -
1

O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB/AM), questionou hoje (20) o ministro interino das Minas e Energia, Marcio Zimmermann, sobre as providências tomadas pelo governo federal para evitar que os recentes apagões registrados em várias regiões brasileiras se repitam e continuem a afligir a população brasileira. O ministro foi o convidado da audiência pública que debateu o assunto nas comissões de Infraestrutura (CI) e de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa.



"Precisamos de mais informações sobre a força tarefa montada pelo governo quanto aos persistentes desligamentos ocorridos no setor, pois isso incomoda os brasileiros e eles não são acionistas e sim usuários do sistema", disse o senador, em referência às perguntas feitas pelo senador Aécio Neves (PSDB/MG) sobre possíveis prejuízos das concessionárias do setor elétrico com as medidas adotadas pelo Executivo.


Zimmermann respondeu que o governo criou um protocolo, aderido pelas concessionárias, em que elas se comprometeram em aumentar a proteção contra falhas no sistema elétrico. O ministro interino informou que até o início de 2013 serão visitadas todas as instalações estratégicas das empresas fornecedoras de energia para verificar se elas possuem planos de manutenção e se estão adotando procedimentos corretos.


"Não é admissível, como ocorria anos atrás, saber que uma empresa faz um ajuste de proteção no seu sistema e não faz testes funcionais. Isso é uma loucura e por isso criamos o protocolo de avaliação do sistema, que tem recebido o apoio das empresas", explicou o ministro.


A criação do protocolo do sistema de proteção foi resultado de uma força tarefa criada pelo governo federal após os acidentes nas subestações de energia localizadas em estados como o Distrito Federal, Maranhão, Paraná e Tocantins, que resultaram em apagões nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste no mês de outubro passado.


MP 579


Ainda na audiência pública, Eduardo Braga (PMDB-AM) afirmou que o consumidor será o maior beneficiado com a renovação dos contratos das concessionárias de energia elétrica, de acordo com as regras que foram editadas na Medida Provisória 579/2012, que tramita no Congresso.


 "Se o governo não o fez antes (propor a redução de tarifa ao consumidor), não fez porque não quis descumpri as regras vigentes. Está na hora do dividendo das empresas de energia elétrica ser transferido dos acionistas para o usuário do sistema elétrico, que é consumidor doméstico ou empresas", ressaltou o líder.


O senador explicou que, por anos, as concessionárias geraram lucros para seus acionistas em vez de focar nos investimentos, e que chegou a hora, do consumidor ter uma redução média de tarifa de 20% na conta de luz. "Não há descumprimento de contrato. Durante anos, o Brasil admitiu uma regra para remunerar com um percentual que proferiu a maior distribuição de dividendos do setor elétrico", explicou.

Respondendo ao questionamento dos senadores, o ministro referendou a avaliação feita pelo líder. "A Eletrobrás tem que fazer seu investimento com sua história, experiência e competência, sem se apropriar de uma remuneração que não é dela (empresa) e sim do consumidor", corroborou.



Crédito da Foto: Vagner Carvalho
Tags:

Postar um comentário

1Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. >>>Seguro de Vida <<< Tranquilidade para você e proteção para a sua família. Veja detalhes e solicite seu orçamento personalizado sem comprometimento. ( 11) 2361-1520 ou acesse: www.segurodevidaempresarial.com.br

    ResponderExcluir
Postar um comentário