No primeiro mês de operação, Ronda no Bairro reduz em 19% a criminalidade na zona oeste

Em Destaque
Por -
0
Zola Leste: 55% a menos de tentativa de homicídio.

Em outubro, o índice de criminalidade na zona oeste de Manaus caiu 19% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP). As quedas mais relevantes foram nos casos de tentativa de homicídio e nos homicídios consumados, que foram reduzidos pela metade. O número de roubos caiu 29%. Os resultados refletem o primeiro mês de implantação do Ronda no Bairro na região.

Em toda a zona oeste, formada por doze bairros, houve redução de 55% nos casos de tentativa de homicídio, 47% nos homicídios e 12% nos casos de furto. Criado pelo governador Omar Aziz para fortalecer a segurança pública, o Ronda no Bairro já está presente nas zonas norte, leste, oeste, centro-oeste e centro-sul, com 90% de aprovação da população. A zona sul será a próxima a receber o programa.


"A droga, o roubo e o homicídio eram o que mais amedrontava a população da zona oeste e que, graças a Deus, hoje estamos reduzindo. A ideia é que isso se torne regular e que o policiamento consiga reduzir ainda mais até chegarmos a índices aceitáveis", afirmou o secretário-adjunto do Ronda no Bairro, tenente-coronel Amadeu Soares, durante cerimônia de certificação de 48 policiais civis e militares que obtiveram desempenho de destaque.

Segundo o secretário estadual de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, foram registrados nove casos de assassinatos de 28 de setembro a 31 de outubro deste ano, contra 17 ocorrências no mesmo período de 2011. Ele destacou redução expressiva no bairro da Compensa, que vinha registrando, em média, até cinco homicídios por mês.

Em outubro, a produtividade policial na zona oeste aumentou 90%, conforme a SSP. A melhora também é resultado da colaboração da população com o programa, enfatiza Amadeu Soares. Uma das premiadas pelo desempenho da equipe no policiamento ostensivo no bairro da Glória, a soldado PM Cássia Rabelo, disse que no início houve certa resistência da população, mas a efetividade das ações reverteu o quadro.

Soldado PM Cássia Rabelo.
FOTO: ALFREDO FERNANDES
"No início, tinha resistência pela visão que havia da polícia. Tinha-se muito medo quando via a polícia na porta da casa, imaginava que era problema. Hoje, com essa questão de chegarmos e conversar com o cidadão, ele consegue visualizar a polícia mais como parceira do que como problema de fato", frisou a policial.

Para atender a zona oeste, a SSP aumentou o efetivo policial de 224 (147 policiais militares e 77 civis) para 831 (710 policiais militares e 121 policiais civis), um acréscimo de 270,9%. O número de viaturas saltou de 23 (15 da Polícia Militar e 8 da Civil) para 168 (139 da Polícia Militar e 29 da Polícia Civil).

Com a chegada do Ronda no Bairro, a zona oeste de Manaus foi dividida em 32 setores. Cada setor, que abrange uma área de mais ou menos três quilômetros quadrados, tem equipe exclusiva de 18 policiais militares, durante 24 horas, uma viatura quatro rodas e duas motocicletas.

A zona oeste abrange os bairros da Glória, Santo Antônio, São Raimundo, Compensa, São Jorge, Santo Agostinho, Lírio do Vale, Nova Esperança, Ponta Negra, Vila da Prata, Tarumã e Tarumã Açu e uma parte do Planalto e Dom Pedro.





Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)