Aprovada MP que altera remunerações de servidores públicos federais

Em Destaque
Por -
0
Resguardando direitos e remunerações de médicos da rede pública federal, o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB/AM), encaminhou votação da Medida Provisória 568/2012, que dispõe sobre a carreira médica e de mais 29 categorias do funcionalismo público federal. Transformada no PLV 14/2012, a matéria foi aprovada pelo Senado e vai à sanção.






Considerada polêmica, a MP foi criticada por médicos de todo país, que reclamavam que as novas regras aumentavam a carga horária de trabalho da categoria, sem acréscimo na remuneração. Eles também criticavam as mudanças nas regras para pagamento de gratificação de insalubridade e periculosidade, que reduziam os ganhos desses profissionais.

Após ouvir entidades de classe e de negociar com os ministérios do Planejamento, Casa Civil e Relações Institucionais, Eduardo Braga, relator da MP na Comissão Mista que analisou a matéria no Senado, retirou os pontos que prejudicavam médicos e estabeleceu tabelas específicas de remuneração para a categoria, o que não existia anteriormente.  Braga também excluiu a chamada Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI) por não representar adição de ganhos salariais à remuneração dos servidores.

"O texto votado aqui hoje garante que não há nenhum prejuízo a nenhuma categoria, mantendo direitos e trazendo ganhos e garantias para diversas áreas. Por isso, entendemos que é extremamente importante aprovarmos esta MP", disse o líder, no encaminhamento da votação.
Somente na última semana, Braga recebeu mais de três mil e-mails de médicos e profissionais de diversas áreas declarando apoio ao relatório apresentado. O senador também recebeu o apoio de vários senadores, que elogiaram a solução encontrada para a situação de médicos.

Impacto

A Medida Provisória altera remunerações e organiza a carreira de 30 categorias do funcionalismo público federal, beneficiando 669 mil servidores. De acordo com Eduardo Braga, o impacto no orçamento da União será de cerca de R$ 1,6 bilhão apenas neste ano, podendo chegar a R$ 2,7 bilhões em 2013.


Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)