Campanha de combate à exploração do trabalho infantil

Em Destaque
Por -
0
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas) e do Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti), lança, nesta quarta-feira, 6 de junho, às 9h, no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (avenida Brasil, s/nº, bairro Santo Antônio, zona oeste), a Campanha "Vamos acabar com o trabalho infantil – Em defesa dos direitos humanos e da justiça social".



De acordo com a presidente do Fórum e assistente social da Seas, Silvia Severiano da Silva, em dez anos, a taxa de ocupação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos saltou de 6,77 para 9,40, uma variação negativa de 2,63 pontos.




"Em 2000 a população de 10 a 14 anos era de 338.510, sendo desse total, 22.916 em trabalho precoce. Em 2010, das 400.422 crianças e adolescentes, 37.655 exerciam atividades laboral fora da idade mínima", detalhou Silvia.



A campanha pretende chamar a atenção da sociedade, comerciantes e empresários para as Convenções nº 138 e 182, da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A primeira estabelece idade mínima para admissão do emprego, que não pode ser inferior a 18 anos, e a segunda proíbe as piores formas de trabalho infantil. Para isso, o Fepeti vai colocar em prática uma ampla agenda de mobilização, com palestras, oficinas e caminhadas em toda a cidade.



A mobilização faz parte das atividades do Dia Nacional de Combate à Exploração do Trabalho Infantil, que acontece em todos os estados, com o apoio da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS).


Parcerias – A Campanha Estadual conta com a participação da Superintendência Regional do Trabalho (SRT), Ministério Público do Trabalho (MPT), Secretaria Municipal da Assistência Social e Diretos Humanos (Smasdh), Ministério Público do Estado (MPE), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Pró-Menor Dom Bosco, Sistema S (Sesi, Senai e Senac), secretarias estadual de Educação (Seduc) e municipal de Educação (Semed).



Silvia Severiano informou que a agenda de sensibilização iniciou na última quinta-feira, 31 de maio, com a palestra "O trabalho infantil", no auditório do Pró-Menor Dom Bosco. O encontro foi direcionado às famílias de adolescentes atendidos na instituição.



Próximas atividades – No dia 11 de junho, das 9h às 12h, nos centros de Convivência da Família Maria de Miranda Leão (avenida Loris Cordovil, s/nº, bairro Alvorada, zona centro-oeste); Magdalena Daou, 31 de Março (rua 21, bairro Japiim, zona sul); André Araújo (rua 5, bairro Raiz, zona sul) e Padre Pedro Vignola (avenida Noel Nutels, bairro Cidade Nova, zona norte), acontecerão painéis temáticos, palestras, oficinas, exibição de filmes e apresentações culturais sobre as consequências do trabalho infantil.



No dia 12, às 7h, o Dia Nacional será marcado por caminhadas e distribuição de adesivos da campanha em veículos na rua Itaetê, bairro Amazonino Mendes, zona norte, em frente ao Centro de Convivência Teonizia Lobo e semáforos da avenida Constantino Nery com a avenida Pedro Teixeira, e rotatória do conjunto Eldorado, bairro Parque Dez, zona centro-sul. À tarde, às 14h, acontece uma audiência pública no plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Amazonas.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)