Serviços públicos oferecidos pela cidade foram motivos de maior insatisfação por parte dos turistas aponta Pesquisa Fecomércio

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Serviços públicos oferecidos pela cidade foram motivos de maior insatisfação por parte dos turistas

O Instituto FECOMÉRCIO de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM) realizou para o mês de fevereiro com aplicação em março de 2012 a pesquisa para analisar o Comportamento do Turismo na Região Metropolitana de Manaus, com o objetivo de traçar o perfil do turista que visita a região, e ao mesmo tempo, conhecer suas opiniões sobre os serviços prestados por profissionais e estabelecimentos ligados ao setor.

A pesquisa conta com dois tipos de questionário, um para entrevistas com os turistas e outro para entrevistas com os gerentes ou donos de estabelecimentos ligados diretamente ao turismo.


Na pesquisa com os gerentes ou donos de estabelecimentos ligados diretamente ao turismo, foram realizadas 90 entrevistas, por meio de uma amostragem de conveniência. Já em relação ao turista, foi calculada uma amostra com margem de erro de 5,0% e nível de confiança de 95%, totalizando 385 entrevistas, divididas proporcionalmente em 158 para turistas de origem Nacional e 227 de origem Estrangeira.

As maiores dificuldades relatadas pelos gerentes e empresários para alavancar o turismo na cidade de Manaus é ausência de eventos culturais e empresariais, seguidos da melhor divulgação do Município no Brasil e no Exterior, infra-estrutura aeroportuária, ausência de incentivos fiscais e falta de infra-estrutura no Município.
Com exceção das outras formas de hospedagem, a hospedagem executiva, pernoites, pacotes turísticos e eventos foram respectivamente responsáveis pelo maior faturamento no mês de janeiro deste ano.

Quando questionados quanto à taxa de ocupação para o mês de abril de 2012, observou-se que 36,1% dos gerentes e empresários ligados ao turismo na Cidade de Manaus relataram que será muito bom e 63,9% consideraram bom.

Nesse mês foi indagado aos empresários  se sofreram algum assalto durante o mês passado, onde todos responderam negativamente.

Os maiores motivos relatados pelos turistas estrangeiros para visitar Manaus foram os atrativos naturais e culturais, com destaque para a fauna e flora (55,1%), seguidos dos rios e cachoeiras (35,2%). Em relação ao turista nacional, os itens mais freqüentes também foram fauna e flora, com 29,1%.

Já o motivo mais freqüente apontado pelo turista nacional foi por meio de amigos e parentes com 24,7%.

Na análise do grau de satisfação do turista nacional  que visita Manaus, podemos observar que os cinco itens com maior nível de satisfação foram a hospedagem (92,6%), hospitalidade manauara (91,9%), atrativos naturais (91,7%), culturais (91,2%) e gastronomia (90,6%). Em relação ao turista estrageiro se destacaram os atrativos naturais (92,9%), hospitalidade manauara (92,3%), hospedagem (91,8%), atratativos culturais (90,8%) e gastronomia (88,2%). Por outro lado, transporte público (38,8%), asfaltamento (35,1%), limpeza pública (34,9%), segurança pública (32,5%) e serviço de taxi (27,3%) foram os serviços que geraram a maior insatisfação por parte dos turistas estrangeiros. Em relação ao turista nacional, o destaque negativo ficou por conta do transporte público (37,5%), asfaltamento (36,7%), limpeza pública (34,6%), segurança pública (26,2%) e telecomunicações (22,0%). De maneira geral a avaliação de Manaus foi satisfatória tanto na opinião do turista nacional, quanto do turista estrangeiro, com respectivamente 86,0% e 87,6%.

Na análise da expectativa de retorno a Manaus, a maioria (76,7%) dos turistas nacionais respondeu que certamente voltarão à cidade, enquanto que a maioria (60,4%) dos turistas estrangeiros respondeu que provavelmente retornarão a cidade.


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