Crianças e jovens de 132 escolas estaduais começam temporada 2012 do Projeto Segundo Tempo

Em Destaque
Por -
0
Crianças e jovens de 132 escolas estaduais começam temporada 2012 do Projeto Segundo Tempo

Os alunos da rede estadual de ensino de 132 escolas espalhadas por Manaus e outros 13 municípios amazonenses já têm opção de esporte e lazer no contraturno das aulas. É que o Governo do Amazonas, através da Secretaria da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), deu início às atividades do Projeto "Segundo Tempo" em 2012. Fruto de uma parceria entre Estado e Ministério do Esporte, a iniciativa permite a democratização do acesso à prática esportiva, possibilitando o desenvolvimento de crianças e adolescentes de maneira saudável e dinâmica.


"Com o projeto, as crianças vivenciam o coletivismo nas atividades em grupo, e também o individualismo, nas modalidades individuais como o xadrez. Ele complementa o processo ensino-aprendizagem da sala de aula", pontua o coordenador dos núcleos I e II do Segundo Tempo na Escola Estadual Ruy Araújo, Sidney Rodrigues.

Cerca de 200 estudantes da instituição localizada no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus, participam da edição 2012 do projeto. Os meninos e meninas podem praticar diversas atividades entre elas futebol de salão, handebol, queimada, vôlei, basquete e futebol. Também são disponibilizadas aulas de xadrez, dama, atletismo e tênis de mesa.

De acordo com Sidney, diferente do esporte funcional que requer o cumprimento rígido das regras de cada modalidade, o Segundo Tempo possibilita às crianças movimentar o corpo de forma leve, sem muitas cobranças. "É um esporte lúdico, não é um esporte funcional, ou seja, a criança pratica a atividade à vontade, sem cobranças como as feitas aos atletas profissionais", explica o professor de Educação Física.

A estudante do 7° ano, Amanda Leite, de 12 anos, nem demonstra ser novata no projeto, pois já aprendeu a regra. "Aqui nós aprendemos que é bom correr, praticar exercício, brincar com a bola. A gente se diverte e ainda cuida do corpo", afirma.

Já o veterano Carlos Azevedo Neto, de 13 anos, está de olho no futuro. O  menino garante que quer ser jogador de futebol profissional, mesmo sabendo que revelar talentos no esporte não é bem o foco do programa.  "Eu quero ser jogador de futebol. Por isso eu sei que esse projeto é muito legal porque ele pode ajudar a gente na vida. Mas o que é mais importante mesmo é saber brincar", ressalta o estudante.


A edição 2012 do programa no Amazonas foi lançada em Manaus no fim de março com a presença do Ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Os governos Estadual e Federal assinaram a renovação do convênio que destinou R$ 6 milhões para o Segundo Tempo, o que deverá beneficiar mais de 20 mil estudantes de 208 núcleos correspondentes a 117 escolas da capital e 15 do interior do Amazonas.


Atualmente, o Governo do Estado realiza o levantamento de custo para expandir o programa aos municípios da região de fronteira. "Pretendemos ampliar esta ação ano que vem. E já temos o compromisso do Governo Federal", garante a titular da Sejel, Alessandra Campêlo.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)