Ipem-AM fiscaliza comércio para inibir venda de plugues e tomadas fora de padrão

Em Destaque
Por -
0

            O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) fiscalizou, nesta segunda-feira, 4 de julho, 31 lojas de materiais de construção nas zonas Norte, Leste e Centro-Sul de Manaus para inibir a venda de tomadas e plugues fora do novo padrão brasileiro para os produtos, estabelecido pela Lei 11.337/06. No primeiro dia da fiscalização especial, que se estenderá até sexta-feira (8), três estabelecimentos foram notificados por comercializarem esses produtos no antigo padrão.
            A padronização dos modelos de tomadas e plugues no país se deu, inicialmente, por meio da Portaria 185, de julho de 2000. O objetivo principal era aumentar a segurança na utilização dos produtos, segundo explica o diretor presidente do Ipem-AM, Márcio André Brito. Sem um padrão nacional para os produtos, o consumidor encontrava no mercado cerca de 12 modelos diferentes de plugues e tomadas, que muitas vezes não combinavam entre si na hora do uso.
            "Existiam vários modelos e muitos registros de acidentes com o padrão anterior, como choque elétrico, sobrecarga na instalação e o aumento do consumo de energia. O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) padronizou em apenas dois modelos. Com dois pinos e três pinos. Ao adquirir o produto, o consumidor tem que observar se está dentro desse formato e se possui o selo do Inmetro", explicou Márcio Brito.
            Para adequação do comércio e da indústria à nova legislação, o Governo Federal deu um prazo de cinco anos, contados a partir de 2006, para a adaptação. O prazo terminou na sexta-feira passada e, a partir de agora, o comércio só poderá vender tomadas, plugues e aparelhos eletroeletrônicos dentro do padrão. O estabelecimento irregular pode receber multas que variam de R$ 1.800 a R$ 200 mil.
            "É aplicado um auto de infração e o estabelecimento tem um prazo de dez dias úteis para se justificar. Caso contrário, a multa é aplicada", informa o diretor presidente do Ipem-AM.
            Gerente de um das lojas fiscalizadas pelo Ipem-AM na zona Centro-Sul de Manaus, Sidmar Andrade, conta que alguns clientes que frequentam o estabelecimento reclamam a falta dos modelos antigos e chegam a se recusar a adquirir os novos. "A maioria das pessoas ainda tem equipamentos em casa com o padrão de plugues antigos. Como toda mudança, gera um pouco de transtorno no início, mas para o cliente é uma segurança a mais", disse.
            Para fiscalizar o cumprimento da lei, o Ipem-AM está com quatro equipes de agentes na capital Manaus e duas no interior. "A fiscalização no interior teve como ponto de partida os municípios da calha do Rio Madeira e estamos vendo nesses municípios todos os produtos passíveis de fiscalização. Além dos plugues e tomadas, estamos vendo se está tudo regular nos postos de gasolina e com as balanças no comércio, entre outras coisas", afirmou Márcio Brito.

Fotos: Roberto Carlos / AGECOM

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)