ECOLOGIA HUMANA - *ARTHUR VIRGÍLIO

Em Destaque
Por -
0

Lisboa - O jornal A Crítica, de Manaus, denuncia que aumentam os casos de malária entre os índios ianomâmis. Os serviços de saúde indígena estão falidos, como de resto o sistema que atende aos brasileiros mais pobres: gestão incompetente, tráfico de influência política e corrupção.
          Quem tem consciência ecológica, certamente que se revolta com uma notícia dessas. Ninguém mais desamparado e indefeso que o índio. Ninguém, portanto, mais vilipendiado e atraiçoado do que ele.
          Ter consciência ambiental significa, igualmente, lutar por saneamento básico para todos os brasileiros. Afinal, não é da natureza nos conformarmos com a vida de milhões de seres humanos afundados no lixo, na lama, nos esgotos a céu aberto.
          Há clara ligação, por exemplo, entre saneamento e aproveitamento escolar. Ou seja, entre saneamento e bons salários, saneamento e vida digna, saneamento e futuro recompensador.
          O desrespeito a índios e moradores das áreas periféricas das cidades brasileiras é parte integrante da cultura patrimonialista. É ferramenta da lógica de quem se aproveita da coisa pública e pretere os interesses dos representados. É o retrato de uma sociedade excludente e injusta.

          *Diplomata
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)