Criança de Coari (AM) morre e família reclama da falta de assistência do município

Em Destaque
Por -
9

Segundo familiares, a criança não foi diagnosticada corretamente no primeiro atendimento, no hospital em Coari e não teve o auxílio necessário para transferi-lo e receber o tratamento adequado em Manaus

Manaus, 03 de Junho de 2011

Juliana Teles

Marcos Ruan Araújo da Silva, 5, morreu na tarde desta sexta-feira (03) com miningoencefalite. A família reclama de descaso e falta de assistência do município de Coari desde o último domingo (01), quando a mãe levou o filho ao hospital e não recebeu o tratamento adequado. "A criança estava com febre. Quando chegou no hospital, o médico deu uma dipirona e disse que ele deveria voltar para casa, por que senão ele ia ficar ocupando leito", conta Leidiane Araújo da Silva, tia de Marcos.

"Depois de domingo, minha irmã o levou em outro hospital. Foi feito um teste, mas não deu em nada. O médico apenas suspeitava de meningite", explica Leidiane. Segundo a tia, de domingo até esta quinta-feira (02), a família não recebeu a devida atenção. "Ninguém encaminhou a criança. Eu moro aqui em Manaus e eu que fui atrás dos hospitais. Foi a maior luta para conseguir uma UTI. Quando meu sobrinho tava morrendo, que conseguiram o transporte de lá para Manaus. A criança veio em uma maca. Nem oxigênio tinha. Foi um senhor de idade que estava dando o oxigênio 'manualmente'. Quando eles chegaram aqui, ainda tiveram que esperar quase duas horas uma ambulância, sendo que o pessoal de Coari sabia que o caso era grave", conta Leidiane.
Segundo a tia de Marcos, houve tentativa de contato com o prefeito da cidade. "Depois que a situação tava grave e ninguém fazia nada, entramos em contato com o prefeito. Ele disse que o que cabia a ele fazer já estava sendo feito pelo hospital", conta.
Marcos foi internado no Pronto Socorro da Criança da Zona Sul. De acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), o menino foi internado às 20h de ontem e já veio com diagnóstico de meningite viral. "Assim que chegou, foi constatado morte cerebral. Hoje de manhã foi confirmado. Pela parte da tarde, a criança foi a óbito. Segundo o laudo médico do pronto socorro, a doença não era transmissível, portanto, o corpo estaria liberado para voltar para Coari", explica o órgão.

O corpo da criança foi liberado por volta das 14h. Entretanto, segundo Paulo Araújo, tio da criança, o serviço de embalsamento só chegou às 20h. "O corpo dele ficou na pedra até agora. O pessoal da funerária disse que não podia pegar o corpo por causa da suspeita de meningite e o pessoal da assistência social não está dando suporte", declara.

"Eu quero deixar claro o descaso do município. Houve uma negligência. Foi uma briga para trazer a criança e está sendo uma briga para levar a criança de volta", completa o tio.

Antônio Coutinho, dono da Funerária Canaã, que possui convênio com Coari, justifica a demora por dois motivos. "Primeiro, a família estava tentando conseguir o atestado de óbito. Segundo, havia um empasse: achávamos que era meningite e, por causa disso, tivemos que buscar uma urna zincada e conseguimos somente às 19h. Quando conseguimos, mandamos pegar o corpo".
 
De acordo com o dono da funerária, o corpo da criança encontra-se no laborátorio para ser embalsamado. Depois de todo procedimento feito, o corpo segue para Coari às 11h deste sábado (04).

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO SITE DE ORIGEM: PORTAL A CRITICA
Tags:

Postar um comentário

9Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Não adianta quererem mascar o descaso com que estar acontecendo em Coari,toda essa maquiagem estar se desmanchando precisamos de um grito de LIBERDADE,IPTCHIMAN PARA ESSA GESTÃO,onde estão os médicos,a assistencia,a falta de respeito com o ser humano,estar tudo um verdadeiro caos em Coari.
    SERÁ? QUE AINDA É PRECISO AVISAR QUEM ESTAR DOENTE SÓ ASSIM VÃO DAR TODO APOIO DEPENDENDO SE É OU NÃO DO LADO ALIADO?QUE MÉDICO SÃO ESSES QUE FIZERAM UM DIAGNOSTICO CORRETO PARA EVITAR A NORTE DESTA CRIANÇA?QUE LUGAR É ESSE QUE SE DIZ QUE ESTÃO NO PÉ NO ACELERADOR?SÓ SE FOR PARA TRÃS....CADÈ O AVIÃO UTI?...
    É MUITA FALTA DE COMPETENCIA.
    É MUITA FALTA DE ORGANIZAÇÃO.
    É MUITA FALTA DE RESPEITO COM O SER HUMANA,INDEPENDENTE DE SUA COR,RAÇA,CREDO,ETNIA,ETC....DIREITO IGUAIS A TODOS.
    QUE PAÍS É ESSE....
    QUEcIDADE É ESSA? EU SEI COARI DO NOVO TEMPO,NÃO É IRONIA É REALIDADE.

    ResponderExcluir
  2. Coariense Atento04/06/2011, 11:19

    Daniel isso é uma palhaçada, eu conheço toda a história: Essa criança não tinha mais condições de recuperar-se na visão dos médicos, já não tinha muita coisa a ser feito. Então a familia insistentemente queria uma aeronave pra enviá-lo a Manaus contrariando assim a avaliação dos médicos de Coari que vale ressaltar, são excelentes profissionais que fizeram tudo que estava ao alcance, solicitada pela família, a aeronave prontamente foi atendida pelo prefeito Mitouso. Chegando em Manaus quando o paciente foi a obito, necessitou de um serviço especial, o qual não realizado pela funerária contratada pela P.M.C. Logo a equipe do serviço social fez levantamento sobre quais funerarias prestavam o serviço exigido pela situação em curso, assim que levantado empresa bem como preço de serviço completo, o Adjunto da Representação de Coari em Manaus ultilizou de seu cheque pessoal para resolver a situação, mas infelismente faltou sensibilidade e reconhecimento por parte daqueles que foram servidos do ínicio ao fim, da parte da imprensa faltou consultar a versão da equipe que se duou do ínicio ao fim, entrando pela noite pra tentar minimizar a dor da perda de um ente querido daquela família. Obrigado pelo espaço.

    ResponderExcluir
  3. Coariense atento, se fosse teu filho queria saber se tu tava dizendo que era uma palhaçada... Respeita a dor da família porque tu e esse teu prefeito aí e toda essa cambada são um bando de incompetente mesmo.... Justiça!

    ResponderExcluir
  4. é uma vegonha o ki estão fazendo comos alunos de bairro do pera, nós já estamos com uma semana sem aula no turno da tarde porque estão tirando os professorer e não estão mandando outros as aulas já começaram tarde e n´s cada vez mais atrasado enteceda por nós daniel quem ta fazendo issoe a selionete e a joana.ass. alunos da tarde

    ResponderExcluir
  5. DANIEL MACIEL BOA NOITE, SEI QUE VC POSTOU O QUE OUVIU DA FAMILIA DO PACIENTE, MAS, EU QUERO INFORMAR AQUI, O QUE ACONTECEU COM ESSA CRIANÇA. A MAE LEVOU A CRIANÇA COM SUSPEITA DE GRIPE, E FOI MEDICADA E MANDADA PRA CASA, E QUANDO A CRIANÇA PIOROU, VOLTOU AO HOSPITAL, ENTAO FOI INTERNADA NA NOITE DE QUINTA E NA MANHA DE SEXTA JA FOI ENCAMINHADA A MANAUS TUDO POR CONTA DA PREFEITURA, MAS, INFELIZMENTE COMO EU E VC SABEMOS , MENINGITE É UM CASO GRAVISSIMO QUE DIFICILMENTE ESCAPA, E QUANDO CHEGOU EM MANAUS FOI TRATADA, MAS, INFELIZMENTE NAO TEVE CURA, ENTAO MEU AMIGO DANIEL , SAIBA QUE DA PARTE DO HOSPITAL BEM COMO DO PREFEITO ARNALDO , FOI FEITO TUDO O QUE SE PODIA FAZER. O PREFEITO PAGOU O AVIAO PRA LEVAR O DOENTE, PAGOU O AVIAO PRA TRAZER O CORPO E AINDA PAGOU O SERVIÇO FUNERARIO . TUDO O QUE ESTAVA AO ALCANCE DO HOSPITAL E DO PREFEITO FOI FEITO,
    O PREFEITO JUNTAMENTE COM TODOS OS FUNCIONARIOS DO HOSPITAL SEMTEM PROFUNDAMENTE A MORTE DA CRIANÇA, MAS, TODOS ESTAO COM A CONSCIENCIA LIMPA, DE QUE , TUDO QUE SE PODIA FAZER ,FOI FEITO.



    UM ABRAÇO A TODOS.,

    ResponderExcluir
  6. Coariense Decepcionado04/06/2011, 19:44

    Como que esse cara que se autointitula "Coariense Atento" pode chamar de palhaçada a dor pela qual essa família está passando? Se "já não tinha muita coisa a ser feito" era porque o que era pra ser feito não feito a tempo. Ali no hospital muita coisa é negligenciada sim, o diretor de lá liga muito mais pro ego dele do que pros pacientes que precisam de um atendimento de qualidade. Por outro lado os médicos estão acomodados, não se preocupam em buscar um diagnóstico verdadeiro, ficam sempre na mesmice. E quanto ao prefeito, preciso falar algo?

    ResponderExcluir
  7. Tal de Coariense Atento, seu FDP, vc tá falando é de vidas hulmanas. Não pode simplesmente dizer que o caso não tem mais jeito, seu merda! Com certeza FDP ñ tem filhos. Safado! Não vem querer defender o indenfesável. Seu Pìlantra. Tú e esse teu Prefeito Assassino, Cagão e Ladrão. Cadê a PF!!!!
    Socorro!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Daniel, deveriamos dar um grito de liberdade, partirmos para um greve geral em Coari, fazer algum movimento pra chamar atenção de autoridades competentes, hoje parece que cada um é pior, o Prefeito faz tudo quanto é de barbaridade com a população e fica por isso. Precisamos esclarecer o que houve com essa criança, na reportagem da Crítica a familia alega, inclusive, que um senhor de idade ia fornecendo oxigenio manualmente, como pode se o Prefeito disse que alugou uma UTI móvel com medico enfermeira e tudo mais, o prefeito disse que a criança tava passando bem inclusive jantou com ele, o "Coariense Atento" disse que os medicos já haviam desenganado mas a família insistiu pra que fosse levado pra Manaus, o Prefeito disse que mobilizou senador, governadr em exercício, secretário de saúde e tudo mais que se fazia necessário, testemunhas oculares que estavam no aeroporto dizem que a criança ficou quase duas horas esperando uma ambulancia, que altoridades eram essas sem interesse de ajudar um paciente em estado grave? ou será que o prefeito não tem nenhum prestigio junto a essas autidades, sabemos que o que mais falta é vergonha na cara desse prefeito sem moral, sem escrupulos que vive a roubar o povo.

    ResponderExcluir
  9. Coariense Atento05/06/2011, 19:03

    Ao Coariense Decepcionado, Anônimo das 4:25 AM, Anônimo das 5:23 PM:
    Eu chamo de palhaçada a divulgação dessa inverdade (falta de atendimento e apoio) e não a morte dessa criança.

    ResponderExcluir
Postar um comentário