Indígenas são recebidos na sede do Governo do Amazonas

Em Destaque
Por -
0

Nove representantes das 63 famílias indígenas que ocupam, desde o dia 19 de abril, uma área de proteção ambiental do loteamento Paraíso Tropical, no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus, foram recebidos no gabinete do vice-governador José Melo, na sede do Governo, na manhã desta terça-feira, 17.
         José Melo, que está cumprindo agenda de compromissos externos durante todo o dia, não pôde recebê-los pessoalmente. Por meio da chefia de gabinete, o vice-governador se comprometeu em atender aos indígenas em encontro a ser agendado. Os indígenas disseram que querem discutir uma solução para saída das famílias da área de proteção ambiental.
         No último dia 9, a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) apresentou uma proposta de doação de uma área de aproximadamente 150 hectares próxima ao município Novo Airão, distante 150 quilômetros da capital, para assentar os indígenas que ocupam o loteamento no Tarumã. A proposta foi apresentada durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública, que articula ações de órgãos estaduais.
         Segundo o coordenador interino do Gabinete, Aquiles Andrade, o GGI assume a função de "agregador". "Apesar de ser um caso de âmbito jurídico, a desocupação demanda uma ação social. Não podemos simplesmente expulsá-los da área, por isso existem outras situações agregadas, por exemplo, o local onde serão assentados", afirmou o dirigente durante a reunião que envolveu representantes da Prefeitura de Manaus e da Fundação Nacional do Índio (Funai).


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)