Caminhada de combate à violência sexual de crianças e adolescentes contará com mais de 25 mil pessoas

Em Destaque
Por -
0
 
O Governo do Amazonas inicia nesta quarta-feira, 18 de maio, a Semana Estadual de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com uma caminhada pelas ruas do Centro de Manaus a partir das 8h. A mobilização vai envolver mais de 25 mil pessoas, entre alunos das escolas estadual, municipal e entidades ligadas a garantias de direitos, como os conselhos estadual e municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca e Cmdca), além dos nove Conselhos Tutelares da capital.
A caminhada partirá da Praça Heliodoro Balbi, percorrendo as avenidas Sete de Setembro e Eduardo Ribeiro e a rua 10 de Julho. A concentração final será no Largo de São Sebastião.

De acordo com a titular da Secretaria Estadual da Assistência Social e Cidadania (Seas), Regina Fernandes, o movimento está sendo coordenado pela primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, e faz parte da programação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescente, criado pela Lei Federal nº 9.970. "Esse é o oitavo ano de mobilização e vamos chamar a atenção da sociedade para que denuncie ao Disque 100 casos de violência contra criança e adolescente", disse.

A secretária explicou que a violência praticada em crianças e adolescentes pode se manifestar de diversas formas, sendo as de maior ocorrência o abuso sexual dentro da própria família e a exploração sexual para fins comerciais, como a prostituição, a pornografia e o tráfico. "Todas as suas expressões constituem crime e são, sem dúvida, cruéis violações dos direitos humanos", afirmou.

Ela lembrou que, neste ano, a Semana Estadual terá duas atividades diferentes. A primeira será a caminhada. A segunda será na quinta-feira, dia 19 de maio, das 8h às 17h, quando assistentes sociais e psicólogos do projeto "Ame a Vida" distribuirão cartazes da campanha em mais de 100 hotéis, motéis, pousadas, postos de gasolina e no terminal rodoviário. "O material divulga a existência da Lei Federal nº 10.577/2007, que obriga estes locais a afixarem em locais visíveis a mensagem 'Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é Crime. Disque 100!'", disse.

Plano estadual – Regina Fernandes disse também que, para finalizar a programação, o Governo do Estado lança no dia 20h, a partir das 9h, no auditório da Seas (avenida Darcy Vargas nº 77, bairro Chapada, zona Centro-Sul), o Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, que vai envolver 100% dos municípios.

"Esse plano será de grande importância para o Amazonas que, a partir dele, vai concentrar todas as formas de combate a esses crimes, envolvendo as polícias, Ministério Público e a Justiça", destacou.

Danos irreparáveis – A psicóloga e coordenadora do "Ame a Vida", Maricília Costa, informou que crianças e adolescentes vítimas desse tipo de violência sofrem danos irreparáveis para o seu desenvolvimento físico, psíquico, social e moral.

"Esses danos podem trazer consequências muito penosas para a sua vida, por exemplo, o uso de drogas, a gravidez precoce indesejada, distúrbios de comportamento, condutas antissociais e infecções por doenças sexualmente transmissíveis", observou.

Segundo registros do Disque 100, um serviço gratuito da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (Sedih), Manaus é a quinta capital brasileira em números de denúncias de casos de violência contra criança e adolescente. No Amazonas, de acordo com o Cedca, as polícias Federal, Civil e Militar têm mapeado 19 pontos de abuso e exploração sexual, sendo os principais nos municípios do interior. "Precisamos combater esses crimes como mais força e proteger as nossas crianças", ressaltou Maricília Costa.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)