Redes sociais digitais na era da geração Y

Em Destaque
Por -
0

A sociedade caminha para o que chamam de tribo de rede. O mundo globalizado e toda sua extensão geográfica se transformam, a cada dia, numa tribo interconectada, onde valores, conceitos, idéias, adventos, informações se misturam e se reformulam em uma velocidade que vai além da mente humana.

Consegue-se um emprego pelo Twitter, combina-se uma pizza com os amigos pela mensagem coletiva do Facebook, reencontra-se velhos amigos no Orkut e, além disso, temos um belo álbum de fotografia online.

Vivemos na época geração "Y" onde os jovens são folgados, distraídos, superficiais, insubordinados, estão acostumados a ter e pedir o que querem, pulam de um emprego para o outro e tratam os superiores como colegas de turma, mas todos estão devidamente conectados.

O twitter tem alcançado o maior numero de internautas a cada dia, só em 2010 o numero aproximado de vezes em que foi mencionado na TV ultrapassa as 20 mil, suas vantagens extrapolam os limites da comunicação. Com o microblog é possível se manter informado 24 horas por dia com atualizações em questão de segundos feita por grandes portais noticiosos, podemos seguir jornais impressos, TV, programas de rádio, celebridades, órgãos do governo e dicas de beleza.

Em Manaus já acontece anualmente o encontro de twilliteiros culturais (ETC) onde são reunidos cerca de mil jovens e adultos da cidade em troca de informações e debates relacionados à influência das redes sociais digitais na vida dos seres humanos hoje.
O site gratuito do "blospot.com" proporciona a oportunidade aos internautas de ter seu blog pessoal com a possibilidade de colocar textos em HTML ou feito manualmente, além de diversas ferramentas que só contribui para deixar o layout da página rica em informações e utilidades para os internautas que a visitam.

O MSN criado em 1994 pela Microsoft, empresa norte-americana de inicio contrariando a tendência da época Bill Gates afirmava que a Internet era apenas uma "moda passageira" e que os grandes serviços online eram o futuro das conexões caseiras entre computadores pessoais, devido ao grande sucesso que era a America Online e a Compuserve, o serviço de bate-papo em tempo real evoluiu e hoje é raridade ver alguém que não tenha uma conta no Messenger.

Não há como negar que a tecnologia trouxe um grande avanço para a vida das pessoas e claro que 2010 foi o ano das redes sociais digitais.

As desvantagens é que com elas surgiram os crimes virtuais, os golpes, as pessoas mal intencionadas querendo se aproveitar de pessoas ingênuas, as falsas informações, os perfis falsos, as brigas expostas a todos usuários, a exposição gratuita de imagens e da vida pessoal dos usuários, as pessoas com uma séria dificuldade em se relacionar com as outras já que só se relacionam no mundo virtual, o vício compulsivo (muitos ficam dependentes das redes sociais e se esquecem do mundo real), a apropriação de imagem de outra pessoa e o plágio.

Sabendo como utilizar as redes sociais e na dose certa não tem nenhum problema. O primordial é ter um equilíbrio, pois tudo em excesso é prejudicial a nossa vida. E claro que a vida real é sempre mais importante que a virtual e jamais deve ser substituída.

Postado por Islania Lima 
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)