FVS - Micobatéria

Em Destaque
Por -
0
 Amazonas está livre de Superbactéria

A Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas informa que, até hoje não foram registrados no Estado nenhum caso da Superbactéria KPC. Desde maio desse ano a Comissão de Infecção Hospitalar do Estado do Amazonas - CECIHA vem realizando visitas de rotina em todos os hospitais da capital, Manaus. Foram visitados 17 hospitais, e até dezembro os outros 6 receberão as orientações da CECIHA. Com esse trabalho foram detectados 61 casos suspeitos de infecção por micobactéria, sendo confirmados apenas 9, dos quais nenhum evoluiu para óbito.

As visitas da Comissão são feitas no sentido de detectar inconformidades e corrigi-las o mais rápido possível, diz Bernardino Albuquerque, Diretor Presidente da Fundação de Vigilância em Saúde. Durante as visitas os técnicos da CECIHA também orientam quanto à limpeza e esterilização do material utilizado em cirurgias, principalmente as realizadas por videoscopia. Desta forma as ações implementadas em cada hospital contribuem para a prevenção da infecção hospitalar por outras bactérias.

O procedimento realizado ao detectar um caso suspeito é identificar o paciente, colher material, enviar ao LACEN/FVS. Cabe ao mesmo fazer o processamento do material através da cultura, que se for positiva, é imediatamente enviada ao Instituto Hélio Fraga, no Rio de Janeiro, que confirma e faz o reconhecimento da espécie. De acordo com o Diretor da FVS, o grande problema é que a micobatéria pode levar até 1 ano após a cirurgia para apresentar os sintomas.

A FVS, através de sua Comissão de Infecção Hospitalar, vem realizando diversos Seminários abordando o tema com os profissionais dos hospitais de Manaus. A intenção é preparar os profissionais para perceber o risco de infecção de forma precoce, diminuindo assim o risco ao paciente.

Micobatéria

A micobactéria, que não é a superbactéria KPC, é muito facilmente encontrada em ambientes hospitalares. Ela tem o poder de infectar, principalmente, os materiais cirúrgicos reutilizáveis como pinças, bisturis e aparelhos usados para procedimentos por videoscopia.

Os principais sintomas de uma infecção por micobatéria são a dificuldade de cicatrização, os abscessos abdominais e a dificuldade do paciente em responder aos antibióticos, fazendo com que o tratamento seja bastante prolongado.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)