COARI: AERONAVE ARREMETE AO TENTAR POUSAR EM COARI, MOTIVO: INVASÃO DA PISTA DE POUSO.

Em Destaque
Por -
0
 O avião da empresa Rico Linhas Aéreas com o prefixo PTW-JA, arremeteu ao tentar pousar na pista do Aeroporto Governador Eduardo Braga, em Coari hoje a tarde (3), por voltas das 15:10h. Os passageiros que estavam no saguão do aeroporto ficaram assustados com a manobra e só depois foram tranqüilizados ao verem a aeronave pousar na segunda tentativa. Eu estava no aeroporto e presenciei a cena, assim como o susto que os passageiros levaram.

INSEGURANÇA
Ao procurar os pilotos da aeronave fui informado que o motivo da manobra foi a presença de dois motociclistas que atravessavam a pista do aeroporto no momento em que a aeronave tentava pousar. O avião trazia 11 passageiros. As pessoas não correram nenhum perigo maior porque a invasão da pista foi detectada de uma altura que permitiu arremeter a aeronave sem nenhum perigo, informou um dos pilotos, mas o acontecido mostra que as normas de aviação e segurança não estão sendo respeitadas pelo aeroporto de Coari.

O fato já se repetiu várias vezes durante esta semana. Um avião da empresa Total teve que adotar o mesmo procedimento, pelo mesmo motivo: invasão da pista. O fato aconteceu na sexta-feira e o avião trazia a bordo 42 passageiros e uma carda de 480 kg, informou um funcionário que atende no aeroporto. Caso o problema não tivesse sido visto a tempo a tragédia poderia ser de grandes proporções.

TRAUMA
No dia 21 de Abril de 2008, o avião PT-OCV, da empresa Rico Linhas Aéreas, fretado para o Governo do Amazonas, fez um pouso forçado, por volta das 15h, no Aeroporto Municipal de Coari. O avião saiu de Manaus com destino a Carauari, a 788 quilômetros da capital. O pouso forçado foi causado por uma pane em uma das turbinas, segundo informações da empresa. O avião transportava 14 passageiros, todos funcionários públicos, e dois tripulantes. Os passageiros sofreram apenas escoriações leves.


Imagem do acidente do dia 21 de Abril de 2008.


O pior incidente aconteceu há quase um ano atrás, no dia 07 de fevereiro de 2009, a aeronave EMB 110 decolou do Aeroporto de Coari às 12h30 de sábado rumo a Manaus, vinte minutos antes de chegar ao destino, o piloto teria pedido autorização à torre de controle para retornar a Coari. O piloto teria tentado fazer um pouso forçado no aeroporto de Manacapuru, mas caiu a cerca de 500 metros da cabeceira da pista, dentro do rio. Com a queda do avião 28 pessoas morreram.


PROVIDÊNCIAS
Em 2008 a ANAC notificou as empresas que operavam para o aeroporto de Coari que a agência reguladora iria fechar o aeroporto por não haver segurança para pousos e decolagens, apesar da notificação o aeroporto nunca deixou de funcionar, pois o governo municipal através da agência responsável pelo aeroporto tomou providências e o problema foi resolvido. Pelos vários incidentes desta semana, o problema se falta de segurança pode causar complicações para o órgão responsável pelo aeroporto de Coari.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)