Google Voice é a nova fronteira da telefonia

Em Destaque
Por -
0

Qui, 12/03/09 por Rafael Barifouse | categoria wwwé notícia! | tags 

google_voice1.JPG

Esqueça o Skype. A nova fronteira da telefonia chama-se Google Voice. Lançado hoje nos Estados Unidos, o serviço consiste basicamente na unificação de todos os números de telefone usados por você e muito mais.

O Google Voice é uma adaptação do GrandCentral, empresa comprada pelo Google em 2007. O serviço oferece um único número. Quando alguém liga, todos os números registrados no serviço tocam, o que é uma mão na roda quando essa pessoa está procurando por você (ou vice-versa). Todas as mensagens deixadas ficam em uma única caixa postal acessível pela rede. Dá até para baixá-las para guardá-las no computador.

Sempre que uma pessoa liga, você pode aceitar, aceitar e gravar, enviar para a secretária eletrônica ou enviar para a secretária e escutar enquanto a mensagem é deixada. Caso já tenha enviado para a caixa postal, esteja ouvindo e mude de idéia, basta apertar a tecla * para falar. Durante uma ligação, a mesma tecla faz a chamada voltar a tocar para que ela seja atendida em outro telefone. Assim, se vocês está falando em casa e está de saída, é simples continuar a conversa pelo celular.

Também permite mensagens personalizadas para cada contato um sua lista e aciona telefones escolhidos por você quando determinada pessoa ligar (dá até para programar a mensagem “esse número não existe” para as mais chatas). Ainda bloqueia agentes de telemarketing e ligações em horários ou dias específicos.

Depois de 16 meses de preparação, o Google relança o serviço como Google Voice com novidades. Agora ele também transcreve as mensagens da caixa postal e as envia para seu email ou para o celular como mensagem de texto. Isso permite salvar, copiar ou reenviar essas mensagens. Não o faz perfeitamente (ainda), mas indica em tons de cinza aquelas palavras das quais não tem certeza. Outros serviços nos EUA fazem isso com mais precisão, mas são pagos, ao contrário do Google Voice, que é de graça.

Oferece conference calls de graça que não precisam ser acessadas por um número especial nem requerem códigos complicados. Basta todos ligarem para o número único no mesmo horário para que sejam adicionados à chamada.

Se você liga para o seu número do Google Voice do seu próprio telefone, você tem a opção de fazer chamadas internacionais a um custo menor do que o do Skype: R$ 0,02 por minuto dos EUA para a França ou a China, por exemplo.

O GrandCentral ignorava mensagens de texto. O Google Voice as envia para qualquer celular que você desejar - até mesmo para vários de uma vez. Todas são acessíveis pela internet (assim como as réplicas, tréplicas etc) e podem ser arquivadas, buscadas. E não desaparecem depois que a memória do celular se esgota. No espírito Google, ainda integra sua agenda do Gmail com o serviço.

Uma desvantagem é que o Voice não permite ligações em vídeo como o Skype. Também levanta questões sobre a privacidade dos usuários, que já tem sua vida monitorada pelas buscas na internet, e de um possível monopólio sobre serviços de internet.

Por enquanto, isso não parece ser uma grande questão para os usuários. Desde que comprou a GrandCentral, o Google não permitiu a abertura de novas contas (o que deve mudar nas próximas semanas, depois que a empresa realizar os testes iniciais com o Voice). Com isso, há quem venda uma conta do serviço por US$ 650 no eBay. O blog TechCrunch ofereceu aos seus leitores 100 contas novas e recebeu milhares de pedidos, inclusive o meu. Mas o serviço, por enquanto, só atende os americanos. E nós, Google, e nós?!

LEIA TODA A MATÉRIA AQUI

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)