COARI QUEDA DO AVIÃO: NOTÍCIAS DE ONTEM

Em Destaque
Por -
0

10/02/2009

40 mil pessoas lotam velório de mortos em avião

Agência Folha
COARI (AM) - O município de Coari (AM) parou ontem para acompanhar o velório e o enterro de 22 das 24 vítimas do acidente com o avião que caiu no rio Manacapuru, na Amazônia, no sábado.
A Polícia Militar estima que, desde o final da tarde de domingo, quando os corpos chegaram ao aeroporto do município, cerca de 40 mil pessoas se dirigiram aos dois ginásios onde ocorreram os velórios. O município tem, de acordo com o IBGE, 65.222 habitantes.
A Prefeitura de Coari decretou luto oficial de três dias. Ontem foi decretado também feriado no município. Estabelecimentos comerciais e repartições públicas não abriram as portas ao longo do dia.
Para evitar tumultos, cada corpo era liberado para o cemitério, a partir das 9h (horário local), só a cada meia hora. O cortejo era acompanhado por policiais. Somente familiares e amigos próximos, identificados com uma faixa de luto na camiseta, podiam entrar no cemitério. A polícia teve de isolar uma área perto do cemitério local. Segundo a PM, 10 mil pessoas acompanharam o enterro.
Todo o efetivo da Polícia Militar em Coari -20 homens- foi deslocado para acompanhar o velório e o enterro.
No ginásio Geraldo Grangeiro, 21 corpos foram velados. A prefeitura dividiu o local em núcleos familiares, onde amigos e curiosos tiveram acesso aos caixões por meio de corredores improvisados. As urnas estavam lacradas.
A fila para se chegar ao ginásio, segundo a Polícia Militar, chegou a 6 km.
No mesmo ginásio foi montado um ambulatório com seis leitos. Uma equipe com três médicos, dois psicólogos, quatro assistentes sociais e enfermeiros fazia plantão no local. Duas pessoas passaram mal e foram atendidas.
O corpo do copiloto Danilson Cirino Ayres da Silva, 23, foi velado em um outro ginásio da cidade. O piloto César Leonel Grieger, 47, foi enterrado em Manaus e a secretária municipal da Saúde, Joelma Aguiar, também morta no acidente, foi velada em Manacapuru (AM).
"Jamais aconteceu uma tragédia como essa na história do município. Estamos em comoção. Todo mundo conhecia as vítimas", disse o secretário da Casa Civil, Daniel Maciel.
Traumatizados, dois sobreviventes foram levados de barco para Coari, onde acompanharam o enterro do pai, João Liberal, marcado para as 17h30 (horário local) de ontem -o último programado para o dia. Outros 122 guardas municipais e 18 agentes de trânsito da cidade também atuaram na operação.

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)