VOTO SECRETO NO SENADO

Em Destaque
Por -
0
Como eu estou sem muito tempo para interpretar as matérias publicadas, vou apenas disponibilizar minha pesquisa sobre este assunto que é muito importante, e diz respeito à transparência na política, nesta matéria que segue de GABRIELA GUERREIRO da Folha Online, em Brasília.

Em votação simbólica e por unanimidade, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou hoje a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que acaba com o voto secreto em todas as sessões do Congresso. Para aprovar a PEC, o relator da proposta, senador Tasso Jereissati (CE), abriu mão de seu texto --que mantinha o voto secreto em determinadas situações.
Sérgio Lima/Folha Imagem

Relator da PEC do fim do voto secreto, Tasso defende sigilo em casos de segurança nacional

"Entre ficar numa divisão para aprovar meu texto, prefiro ceder e entendo que há pressão legítima da opinião pública pelo voto aberto", disse Tasso.
O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) aprovou a decisão da CCJ de aprovar a PEC, de autoria de Paulo Paim (PT-RS).
"É um dos passos mais importantes para a transparência no Congresso. Essa é uma experiência que existe na maioria dos países democráticos. Finalmente demos esse passo", afirmou Mercadante.
A proposta segue agora para votação em dois turnos no plenário do Senado --precisa de 49 votos. Depois, a PEC segue para a Câmara dos Deputados, onde também precisa ser aprovada em duas etapas.

Relatório inicial
O relatório inicial de Tasso previa o fim do voto secreto em processos de cassação de mandato de parlamentares.
No entanto, ele mantinha o voto secreto na escolha de ministros para os tribunais superiores --como STF (Supremo Tribunal Federal), STJ (Superior Tribunal de Justiça) e TCU (Tribunal de Contas da União)-- e também para a Abin (Agência Brasileira de Inteligência).
Tasso apensou (uniu) as propostas pelo fim do voto secreto dos senadores Álvaro Dias (PSDB-PR) e Paulo Paim (PT-RS).
O relatório de Tasso não inclui o fim da sessão secreta no Senado. É que o assunto deve ser tratado por projeto de resolução, que determina mudanças no regimento interno da Casa. Segundo o senador, a tendência é que essa alteração na lei interna do Senado ocorra nos próximos dias. Mas ele não deu prazo para isso ocorrer.
Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br
Leia mais
Comissão do Senado vota relatório que acaba com voto secreto em processos de cassação
Grupo relança frente em defesa do voto aberto em todas as sessões do Congresso
PSOL vai ao STF para pedir fim das sessões secretas no Congresso
Deputados da 3ª via preparam protesto em defesa do voto aberto
Relator da PEC do fim do voto secreto defende sigilo em casos de segurança nacional
Especial
Leia o que já foi publicado sobre o voto secreto
Leia a cobertura completa do caso Renan

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)