COARI: DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO - O PRESENTE QUE NÃO VEIO

O site BRASIL ESCOLA traz infomações sobre o dia do funcionário público:

No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.

Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.

As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.

Em 11 de dezembro de 1990, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº8112, alterando várias disposições da antiga lei, porém os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham.

Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos dos governos, que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação, como da justiça, saúde, segurança, etc.

Para ser servidor público é preciso participar de concursos e ser aprovado no mesmo, garantindo assim a vaga enquanto profissional. O bom desse tipo de trabalho é que o servidor tem estabilidade, não pode ser dispensado de suas funções. Somente em casos extremos, em que se comprove a falta de idoneidade de um funcionário público, é que o mesmo é afastado de seu cargo.

Os salários dos funcionários públicos são pagos pelos cofres públicos, dependendo da localidade. Se for municipal, são pagos pelas prefeituras; se estadual, pelos governos estaduais; e se federal, pagos pelos cofres da União.

Os servidores públicos devem ser prestativos e educados, pois trabalham para atender a população civil de uma localidade. É comum vermos pessoas reclamarem dos serviços públicos, da falta de recursos dos mesmos, falta de profissionais para prestar os devidos atendimentos ou até mesmo por estes serem mal educados e ríspidos com a população. É bom enfatizar que esses profissionais lidam com o que é público, ou seja, aquilo que é de todas as pessoas. Portanto, ganham para prestar serviços a toda comunidade.

Eu aqui, no Blog em Destaque fico pensando que seria um grande presente para os funcionários públicos municipais terem recebido um belo presente do chefe do executivo hoje: o pagamento que está em atraso, uma vez que há recursos para isso. Seria uma grande homenagem. Já pensaram, hoje ter iniciado o pagamento? Não sei se pelo menos uma mensagem foi preparada para os funcionários... Se foi não ouvi. Mas nunca é tarde para homenagear. Talvez amanhã... Os funcionários públicos de Coari não têm muito o que comemorar neste jogo de empurra-empurra.

Eu, daqui, faço minha parte e parabenizo todos aqueles que como eu são servidores públicos.

18 Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Adolfo Hitler29/10/2009, 00:29

    "COARI: DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO - O PRESENTE QUE NÃO VEIO "
    __________________________________


    Daniel, Daniel, Daniel, não jogue essa isca para o povo mal acostumado do Adail... É bem útil este mimoso recurso seu. NEM TUDO que VC ESCREVE vai representar a totalidade da nova Administração do Prefeito Mitouso, muito menos se falando de atrasos de salários, falta de pagamento de fornecedores etc... Meu prezado, se você me dar espaço aqui, eu falo mesmo. Eu não vou deixar de ser o que sou, não vou abrir mão do que escrevo e falo... Mais você mudaria se alguém fizesse um Blog pra fazer propaganda contra você? Não. Você levaria a sério campanha dos desesperados baba-ovo do Adail ressentidos no seu Blog? Não.
    Então como é que você quer que todos mude se você não muda? ... faça um trabalho segmentado, com certeza vai ser vendido, vai ser lido. Ofereça propostas culturais, alternativas ideológicas que vão ser admiradas e que servem mesmo de INCENTIVO a outros prosseguirem. Assim estarão mais perto de te compreender. Ponha idéias boas, propostas renovadoras, ideais elevados.Pensa nos outros, na rapaziada sem chance, no desempregado, desiludido e que não sai do buraco porque gente como Adail Pinheiro não deu chance, foi Sonhos destruídos, profissões detonadas, chances cerceadas.... Então chute o podre para que o novo possa surgir. Seja um cara autentico, corajoso, honesto, duro. Hoje em dia vale mais o conteúdo do que aparência... você sabe onde o poderoso chefão foi parar com sua aparência. Então meu prezado, eu sei o que é original. Eu sei o que funciona. O que acrescenta. O que agrega e agrada o leitor. Faça isso, que seu trabalho vai ser lido. Aceito e compreendido. Meus amplexos!

    ResponderExcluir
  2. como se sabe ja caiu o royalt e' so ir no site do banco do brasil, sao 4 milhoes. o cms tbm 1 milhao e meio. e ate agora nada de pagamento do funcionario, ta igual o outro pessoal.

    ResponderExcluir
  3. p q nao paga? nao temos nada a ver com a briga politica. somos funcionarios do povo, nao de A ou B. trabalhamos. ja caiu dinheiro na conta. royalt 4 milhoes, cms 1 milhao e meio. o site do bb e sefaz estao ai, e so consulta.

    ResponderExcluir
  4. HOMEM DE COARI29/10/2009, 01:04

    Boa noite,

    Sr. Daniel Maciel, concordo com você quando afirma que os funcionários públicos devam ser valorizados todos os dias e que os memos devam ser respeitados. Da mesma forma, repreendo aqueles que por sua vez, não atendam a população de maneira cordial e principalmente quando há discriminação no que se refere a atendimento a cerca das classes sociais (rica/podre)...Mas, no que se refere ao presente a população, discordo de você...A prefeitura de nosso município está passando por uma auditoria do tribunal de contas, onde fora divulgado por V. Sa. a cerca do pagamento a pessoas que haviam falecido, mensagem esta divulgada em Rádio pelo Sec. de Administração...Desta forma, acredito que até o momento ainda não foi finalizado o serviço realizados por estes humildes funcionários públicos...Logo, peço a população um pouco mais de paciência. Votei em um novo grupo e acredito que o prefeito, juntamente com seus secretários irão resolver de maneira rápida e passiva estes problemas a cerca da falta de medicamento e atrasos no pagamento dos funcionários, uma vez que através deste pagamento haverá circulação de dinheiro em nosso município e com isso iniciaremos um novo ciclo, de esperança, valorização dos funcionários públicos, de liberdade e principalemente de união...muito obrigado...Sr. Daniel parabéns pelos comentários quando afirma que o passado ficou para trás e hoje vivemos em um novo momento...PARABÉNS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS...

    ResponderExcluir
  5. Caro Daniel Maciel... Seu blog é uma utopia. Analisando teu blog pré e pós a atual gestão municipal de Coari podemos ver que v. senhoria fez críticas, em 10 dias, mas do que todo o tempo de existência do blog. Por que será? Creio que esta imparcialidade toda está conturbada. Lógico, todo o governo sempre terá suas críticas pois vivemos num Estado Democrático de Direito, mas não pregue imparcialidade pois não existe nesse espaço.
    Vamos ao ponto fático. A folha de pagamento estava totalmente inchada. Mais de 5 milhões em pagamento a uma cidade interiorana, praticamente 50% dos recursos destinados a esta despesa. Para quem conhece a lei financeira a que os municípios estão adstritos sabem q este é um percentual totalmente abusivo e ilegal. Não paremos por aí. Na folha de pagamento estavam inclusos pessoas que não deveriam sequer receber, em suma: ex-prefeito, ex- vice prefeito, pessoas mortas, ex-secretários, funcionários fantasmas, pagamentos de benefícios indevidos, etc...
    Para quem não conhece a forma de pagamento da Administração Pública pode ser enganado com a simples idéia que estas pessoas que não deveriam estar recebendo que o banco não os pagou pq a finanças não autorizou tais pagamentos, entretanto este dinheiro deveria retornar aos cofres públicos, o que não aconteceu. Fora gerado a folha de pagamentos, inchada, com o nome destas pessoas, e neste montante é que fora feito o pedido de desbloqueio da contas. Por que a Sec. de Administração não atualizou os dados. Se não foram pagos indevidamente estas pessoas pq o dinheiro publico não retornou? Pode-se pensar que enganar o povo é fácil mas não os olhos precisos de uma auditoria técnica e aos olhos da justiça. Refazer e reanalizar uma folha de pagamento em menos de 1 semana, ao ponto que se encontra é uma tarefa humana dispendiciosa, desgastante e árdua pois, somente fazer o pagamento dos que estão contidos na folha de pagamento é continuar fazendo o mesmo erro, pagando quem não deve e desrespeitando o povo coariense.
    Se o blog tem essa imparcialidade toda, por que não atenta pra esses detalhes todos?
    Obserevem que o pagamento será feito o mais rá[ido possível. Se for analisado o montante disponível na folha de pagamento pré e pós Arnaldo Mitouso, verificar-se a economia e a probidade aos cofres publicos.
    Te prepara Emídio e Rodrigo para as ações cabíveis face v. senhorias. A vorax só foi a ponta do iceberg.
    Daniel Maciel, seja realmente imparcial. Criticar é uma atitude democrática, faltar com a verdade e com dicotomia não.
    És cinetista político. Sei que não és burro. Faça uma análise verdadeiramente política face as duas gestões coariense.
    Boa Sorte e sucesso.

    ResponderExcluir
  6. Até daria para pagar se os antigos gestores tivessem deixado os programas atualizados. Isto aconteceu tanto na Administração quanto no Tributos onde trabalho.
    Levaram o sistema completo e agora, depois de duas semanas é que estamos conseguindo tirar notas avulsas na prefeitura.
    No setor de pessoal, conseguiram resgatar a folha de junho e estão aguardando informações dos bancos para saberem quem recebeu.

    ResponderExcluir
  7. daniel eu ganhei um lindo presente do nosso prefeitão, minha conta foi o que ele me deu de presente no dia dos funcionari, eu devendo tenho filho para da de comer, infelismente hoje é eu e amanhã quem serar, mas quero que deus der em dobro tudo que ele e evandro morais, estar fazendo com povo de coari. obrigado arnaldo deus é infinito voce não.

    ResponderExcluir
  8. Esta preocupação não se manifestou na administração na qual você fazia parte, so agora consegue ver?

    ResponderExcluir
  9. Funcionário contrato d Prefeitura tem direito a férias, me responda por favor??????

    ResponderExcluir
  10. É o Sr. Evandro Moraes ja está deixando de cumprir com oq prometeu.
    Ele foi o primeiro secretário a ir pra rádio dizer que nao sabia porque o Rodrigo nao pagava os sálarios em dia. Agora diz que só vai pagar os funcionários dia 10, sem contar que o salario de setembro ainda está atrasado e ninguem nem sabe se vão pagar.
    Essa é boa!!
    Coari virou a COARILÂNDIA, que nãe é a DISNEYLANDIA mas estão querendo fazer o povo de pateta!!

    ResponderExcluir
  11. Sinceramente eu acho uma falta de respeito com os pais de familia que estáo a um bom tempo comendo ovo e salsicha, ruim por ruim poderia de ficado o mesmo governo, que ai nao teriamos tido esperança de melhora. Cade o ministerio publico que nao se pronuncia? cd os professores que tanto debatiam em salas de aula? cd os profissionais de saude que tinham coragem de ir para a frente da PMC gritar e exigir. Acabaram -se as forças ou ninguem precisa mais?

    ResponderExcluir
  12. ARNALDO PAGA OS FUNCIONARIOS,VC CRITICAVA TANTO,PROMETEU ATE PAGAR TODO DIA 28 DE CADA MES.AGORA SO DIA DEZ QUE VERGONHA COARI.

    ResponderExcluir
  13. em evandro tu tem coragem de falar que a morta esta recebendo salario mas não tem coragem de deize que que todos os mortos do acidente aeri votaram, se voce quize eu coloco no blog do daniel o numero do titulo deles, eu so ainda não fiz em respeito aos proprios mortos, mas não se preocupe não a justiça vai fazer isso.para de querer jantagiar o daiel ele éu comunicado e aprovado por lei liberdade de espressão quando era adail e rodrigo voces não gostava de critica que com ferro fere com ferro serar ferido.

    ResponderExcluir
  14. Professor ALVES de Coari/AM29/10/2009, 19:09

    Daniel belo texto para reflexão quando diz:

    "Eu aqui, no Blog em Destaque fico pensando que seria um grande presente para os funcionários públicos municipais terem recebido um belo presente do chefe do executivo hoje: o pagamento que está em atraso, uma vez que há recursos para isso. Seria uma grande homenagem. Já pensaram, hoje ter iniciado o pagamento? Não sei se pelo menos uma mensagem foi preparada para os funcionários... Se foi não ouvi. Mas nunca é tarde para homenagear. Talvez amanhã... Os funcionários públicos de Coari não têm muito o que comemorar neste jogo de empurra-empurra.

    Eu, daqui, faço minha parte e parabenizo todos aqueles que como eu são servidores públicos."

    Que maravilha você debochar dos funcionários públicos municipais de forma irônica, parabéns pra você Cientista Político Daniel Maciel.

    Não estou querendo dizer que você desconheçe o assunto, mas deveria informar a população dessa fora:

    O grande problema do atraso no pagamento de outubro de 2009 fora ocasionada pelo desencontro institucional entre a Câmara de Vereadores e Judiciário Eleitoral, pois em tese, não empossaram o Prefeito Arnaldo Mitouso e Railson Torres no dia 1º de outubro de 2009, que a posse ficara para 0 dia 17 de outubro. Daí que o Prefeito Arnaldo Mitouso e Vice Railson Torres, dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal, só poderão se esponsabilizar pelo mandato a partir de 17 de outubro de 2009 a 31 de dezembro de 2012.

    Aqui esclareço, não como porta voz da Prefeitura Municipal de Coari/AM, mas como cidadão comum, que os funcionários irão receber com certeza o seu pagamento, inclusive, os salários atrasados, mas tudo dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal.

    Quanto as verbas dos roiaties de qualquer natureza é proibido por lei pagar pessoal. Esse tipo de verba serve para estruturação física dos municípios que recebem esse tipo de verba.

    Um abraço fraterno a todos.

    ResponderExcluir
  15. Adolfo Hitler29/10/2009, 20:07

    O povo do atual Prefeito, torce, como todos os Coarienses pelo melhor pra nossa Cidade. Bem ou mal, o atual Prefeito tem capacidade pra tocar as obras necessárias. Se o time não está dando certo, ele vai buscar nomes competentes e comprometidos com as nossas necessidades. A Cidade não vai ficar mais abandonada como antes que ficava com o grupo terrorista do Adail e Rodrigo. Tá na hora de alguém se mexer, e isso Arnaldo vem fazendo de forma avançada. tem gente que está vivendo num mundo de ficção próprio do doutrinamento do Adail, e, nada se compara à prepotência dos ignorantes, Ainda digo mais, todos Mentirosos e sem nenhuma vergonha na cara. Hoje o funcionário publico e tratado com respeito, e com educação de primeira, coisa de civilização, que antes não existia, e conforme os planos do Arnaldo, os pagamento serão pontual, pare que não cause bagunça na administração como era antes. Todos sabem que a prefeitura era uma verdadeira casa da mão Joana. Pois o grupo terrorista tratava o povo miserável de forma indecente, pagava os salários atrasados, dos fornecedores, dos servidores públicos. Um verdadeiro caos. Mas o grupo está enterrado, foram excluído e jogado dos posto de trabalho que nunca deveriam está... Parabéns a equipe do Prefeito Arnaldo Mitouso!

    ResponderExcluir
  16. Daniel, concordo com Fontinelles, estamos acustumados ver um governo iniciar somente dia 1ºde janeiro, acho também cedo para fazermos criticas.Sou uma mãe de familia e graças a Deus tive a oportunidade de fazer um curso superior. Houço as pessoas dizerem que minha Coari perdeu 8 anos, pórem mesmo não apoiando o grupo de Adail admito que até o momento ele foi o prefeito que mais fez por nossa Coari. Conclui meu curso com uma certa idade, lembro-me que antes não existia essas oportunidades de fazermos uma faculdade. Nunca tomei partido politico, até pelo fator que não gosto da politicagem que existe no municipio, mais acho que o atual prefeito junto com seu vice tem por obrigação fazer diferente, pois o Arnaldo lutou anos para estar onde ele estar, os mesmos deveriam ir aos meios de comunicação e dá uma explicação para população que anceia por uma informação, dizer o que realmente estar acontecendo. Eles deveriam serem mais transparente, lembro-me que nas reuniões com os professores o Railson falava em melhoria, democracia e transparencia, só Daniel que até o momento não vi nada disso acontecer, o que acontece é uma outra gama de desempregado. Uns dias atraz houvi um acessor do prefeito o profº ELOIN dizendo para o profº Manel Laranja que agora chegou a fez deles e que o prefeito so iria da oportunidade para quem votou nele, fiquei muito triste, pois no dia 20 de setembro fui a urna querendo realmente mudanças, olha o que estou observando é que este grupo esta agindo igual o outro, todos ando em carro preto, lembro-me do profº ELOIN vivia no seu blog falando dos BABA OVO , cassetando quem andava nos carro preto, agora o profº ELOIN tem até motorista no carro preto a sua disposição e o que é pior pago pelo nosso dinheiro, que coisa feia, logo você que pregava um discurso tão moralista é mas tem um ditado dos antigos "quem desdenha quer brovar" agora és um verdadeiro BABA OVO, espero que o nosso prefeito junto com seu vice que diga-se de passagem esta bastante apagado fassam alguma coisa por nossa linda e maravilhosa Coari, com tudo isso acredito que nos podemos mudar nossa historia até a procima.

    ResponderExcluir
  17. ALUNO DO PROFESSOR IP (ALVES)29/10/2009, 21:10

    Professor IP, acho que o sr. tem muita é inveja do Daniel. Onde foi que vc viu Daniel debochar dos funcionarios...Pelo menos ele pra esclarecer que tem dinheiro para pagar, se num pagam e porque não querem.... Tô ligado em ti seu velho IP, fica falando lezeira, daqui um dia tá caducando e amassando bosta com garfo.

    ResponderExcluir
  18. Lembro-me da campanha do arnaldo e ele criticava o rodrigo e o adail por peseguirem, desrespeitar o dinheiro público, e outras coisas mais...o que vejo no governo do Arnaldo não é diferente, cada filho dele tem um carro alugado e pago pela prefeitura, a 1º dama anda com 6 segurança, as irmãs da 1º dama tem carro e motoista pago pela prefeitura, o prefeito anda com uma fila de carro atrás dele que chega a congestionar o trânsito, os baba ovo cada um tem um carro e motorista pago pela prefeitura, festas e farras noturnas também pagas pela prefeitura ( eu mesmo ja participei de uma delas como convidada). Parece que só Railson não tem ganhado nada com este governo pois deixaram ele de escanteio, quando o prefeito viaja quem resolve as coisas é o filho dele o Jéfter, mas não me preocupo pois quando a bomba estourar o Railson saíra bem, quanto aos outros? esses eu não sei como findarão....mistériooooo.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato