Psicóloga fala sobre os riscos do uso excessivo das telas eletrônicas pelas crianças

Em Destaque
Por -
0


O uso dos aparelhos eletrônicos pelas crianças é uma distração muito comum que já faz parte da rotina de muitos lares. No Dia Mundial da Infância, celebrado em 21 de agosto, a psicóloga Ivana Teles, da Hapvida NotreDame Intermédica, enfatiza que o uso excessivo e inadequado dessas tecnologias pode acarretar riscos significativos para o bem-estar emocional e desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes.

A data foi instituída pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e tem o objetivo de promover uma reflexão sobre a defesa dos direitos das crianças. Apesar de os cuidados com crianças e adolescentes serem importantes em qualquer idade, os primeiros mil dias de vida do ser humano são decisivos para o desenvolvimento integral. O período começa no primeiro dia da gestação e dura até os dois anos de idade.

Ivana Teles afirma que, ao utilizar os eletrônicos excessivamente, as crianças podem sofrer algumas perdas, entre elas o atraso do desenvolvimento da fala devido a pouca verbalização frente às telas, e o prejuízo na socialização, em virtude do pouco contato com outras crianças. Para impedir que isso ocorra, é preciso que seja limitado o uso desses dispositivos que são usados para entreter os pequenos.

“Para diminuir os impactos dos eletrônicos na vida dos filhos, os pais podem destinar tempo para brincar com o filho visando identificar os brinquedos que ele gosta, bem como organizar uma agenda diária com os horários dos pequenos, destinando um tempo para passar com a família interagindo de forma direta”, orienta a Ivana.

A psicóloga reforça que estabelecer uma rotina, que delimite um período para cada atividade, é muito importante nesse controle. “Assim temos a hora da escola, dos estudos em casa, de brincar, de estar em um tempo de qualidade com a família e, dentro dessa construção, pode haver um horário para o celular, mas obedecendo a um tempo compatível com o que a OMS indica para os pequenos”.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tempo de exposição a telas indicado para crianças de 2 a 5 anos é de uma hora por dia. Já para as de 6 a 10 anos, são duas horas diárias e para as maiores até três horas.

Investir em rotina sadia e saudável, além de atividades de socialização são formas de melhorar a qualidade de vida e a saúde mental das crianças. Retomar as brincadeiras “antigas” é uma das formas de incentivar os pequenos a usarem cada vez menos as telas eletrônicas.


Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)