Prevenção ao câncer de pele: SBD promove mutirões de atendimento gratuitos em Rondônia, no dia 3 de dezembro

Em Destaque
Por -
0
Dezembro de 2022 marca a retomada do reencontro da população com os mutirões de atendimento para a prevenção ao câncer de pele. Em Rondônia, iniciativas desse tipo serão realizadas sob a coordenação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), juntamente com parceiros locais. Desta forma, essas ações tradicionais e gratuitas voltam a acontecer após dois de interrupção por conta da pandemia de covid-19. Os atendimentos acontecerão na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Ensino Médio Marechal Rondon - Posto do Hospital Oralderm, centro cadastrado no municípios de Ji-Paraná. As avaliações ocorrerão no dia 3 de dezembro (sábado), entre 9h e 15h.
 

CLIQUE AQUI E CONFIRA O POSTO MAIS PERTO DE VOCÊ!
 

Na data dos mutirões, os interessados devem procurar o posto de atendimento mais próximo de sua residência. Ao chegarem no local, serão submetidos a um exame de triagem, sendo que posteriormente o paciente será examinado por um médico dermatologista da SBD. Em caso de lesão suspeita, a pessoa será encaminhada para tratamento. O acolhimento será feito por ordem de chegada, dentro de um número limitado de consultas.
 

Para o presidente da SBD, Mauro Enokihara, a volta dos atendimentos presenciais, no formato de mutirão, traz uma sensação de felicidade. "Foram dois anos conturbados e incertos por conta da pandemia. Nesse período, não pudemos estar em contato com a população. Sabemos que, infelizmente, muitos deixaram de se consultar. Por isso, poder fazer esses atendimentos e levar informação e auxílio à população é reconfortante e difunde uma das grandes metas da SBD", afirmou.
 

PARA SABER MAIS SOBRE A CAMPANHA, CLIQUE AQUI
 

Campanha - O Dezembro Laranja é organizado desde 2014 pela entidade. Em 2022, seu slogan é "Não espere até sentir na pele" e busca levar conhecimento e cuidado aos trabalhadores de áreas rurais e/ou que ficam expostos aos raios solares diariamente em virtude de suas profissões e no lazer. Consequentemente, foca também em pessoas que frequentam praias, cachoeiras, piscinas ou que estão constantemente em áreas ao ar livre.
 

Em 2019 -- ano em que foi realizada a última ação presencial -- foram atendidas mais de 25 mil pessoas, em cerca de 130 postos, por todo o Brasil. Desde a sua implementação, em 1999, a iniciativa já beneficiou mais de 600 mil pessoas.
 

"A campanha de prevenção ao câncer da pele é fundamental e um pilar da SBD para podermos falar dessa doença que acomete milhares de pessoas, mas que ainda pouco se fala. Se pensarmos, então, em um País como o Brasil, que é tropical e onde diariamente as pessoas estão expostas aos raios solares, é preciso redobrar os cuidados e levar conhecimento para a população sobre todas as possibilidades de fotoproteção, como evitar horários de maior incidência de radiação ultravioleta, usar chapéus, camisetas, procurar sombras e utilizar os filtros solares", explica Renato Bakos, coordenador do Departamento de Oncologia Cutânea da SBD e da campanha de 2022.
 

Acometimento - Números oficiais analisados pela SBD mostram que mais de 17 mil casos de câncer de pele deixaram de ser diagnosticados no auge da pandemia de covid-19. A situação afetou sobretudo a população que tem mais de 60 anos. O total de internações em decorrência da doença também caiu 26%, segundo informações do Sistema Único de Saúde (SUS).
 

Durante o ano de 2020, momento mais crítico da pandemia de covid-19, foram realizados 17.227 diagnósticos a menos dessa doença do que em 2019. Isso significa que o número absoluto de casos foi 24,7% menor do que no período anterior ao avanço do coronavírus.







Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)