Franchising no Food Service: marcas crescem 31% e faturam mais de R$ 11 bi no 3º trimestre de 2022

Em Destaque
Por -
0

 

Franchising no Food Service: marcas crescem 31% e faturam mais de R$ 11 bi no 3º trimestre de 2022

 

Segundo a ABF, o setor de alimentação fora do lar foi o segundo que mais cresceu no período
 

São Paulo (SP), dezembro de 2022: Em novembro, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) divulgou a pesquisa trimestral referente ao desempenho do setor no Brasil. Segundo os dados do estudo, feito em parceria com a BR Insights, as franquias de alimentação fora do lar tiveram uma alta no desempenho de junho a agosto de 2022, registrando um crescimento de 31% no período. Ou seja, o faturamento passou de mais de R$ 8,6 bilhões para mais de R$ 11,2 bilhões no terceiro trimestre.
 

O aquecimento das marcas de Food Service, de acordo com a associação, se deve ao reaquecimento do setor de serviços, exemplificado pela busca das pessoas por alimentação fora do lar, e a manutenção da demanda pelo delivery que contribuíram para esse crescimento. Comprovando o bom desempenho do segmento, as redes Água Doce Sabores do Brasil, Divino Fogão e Mr. Cheney são franquias que acompanharam este cenário positivo.
 

Na rede Água Doce Sabores do Brasil, os bons resultados vêm desde o primeiro semestre de 2022 com o crescimento do faturamento em 77%, em comparação com o mesmo período de 2021. O saldo positivo é decorrente do atendimento presencial, que já era muito forte antes da pandemia nas operações da marca, e com o serviço de delivery, projeto de transformação digital colocado em prática durante o fechamento do comércio a partir de 2019. Em termos de contratações, a marca abriu 800 postos de trabalho, sendo distribuídos nas 80 restaurantes da empresa localizadas em sete estados brasileiros.
 

"O crescimento no primeiro semestre se deve muito a uma demanda reprimida dos últimos anos. Somos uma marca que possui no DNA a importância da confraternização e de eternizar momentos com a família e amigos. Percebemos que com a normalização das atividades, os consumidores estavam buscando ainda mais por experiência ao sair de casa, e nós que sempre nos preocupamos com a jornada de consumo dentro dos restaurantes, logo saímos na frente durante a retomada. Com tradição de ter um atendimento humano e exclusivo, serviços e pratos de qualidade, saborosos e fartos, a Água Doce avançou ainda mais desde 2020, trazendo mais do que o cliente buscava naquele momento de retorno à vida social livre de restrições. Mesmo operando majoritariamente com delivery na época, trouxemos iniciativas que ajudaram no retorno presencial, com ferramentas para aprimorar o atendimento, novos cardápios, ações de fidelização, além da experiência online que foi aliada com a nossa expertise de atuação em salão", diz Júlio Bertolucci, diretor de franquias da rede.

 

Com 200 pontos de vendas espalhados por todo o Brasil, o Divino Fogão registrou um crescimento de 56% no primeiro semestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado. Nos últimos anos, a marca desenvolveu projetos e se reinventou em assuntos relacionados aos custos, padrões e produtos. Dessa forma, as iniciativas colocadas em prática seguem em andamento, proporcionando resultados positivos aos franqueados, que conquistaram ainda mais profissionalização e eficiência. Como o Divino Fogão atua em formato de buffet apenas nas praças de alimentação de shopping centers, o delivery não era um canal explorado em grande parte dos restaurantes. Hoje, 133 lojas da rede utilizam esse tipo de serviço, que fornece pratos selecionados, saborosos e fresquinhos aos clientes, e outras 10 estão em fase de ativação. O delivery se tornou um canal indispensável, graças às experiências positivas de consumidores que preferem receber refeições na própria casa ou em diferentes locais, registrando um crescimento e maior representação no faturamento geral nas vendas da marca.
 

"Neste ano, avaliamos que o aumento das vendas e do faturamento dos restaurantes foi muito acima da expectativa. Observamos que o Food Service no mercado de franchising sofreu uma grande transformação. As franqueadoras investiram em concessões, cursos e apoiaram os franqueados em um período crítico. Tais fatores podem ser vistos como melhorias que vieram para ficar nas redes, como é o nosso caso. Para dar continuidade às boas práticas adquiridas, está em fase de implantação uma Universidade Corporativa, que visa o desenvolvimento contínuo dos franqueados, para que continuem registrando resultados positivos de forma constante, contribuindo com o aumento das vendas em lojas e um atendimento ao cliente qualificado", revela o fundador e presidente do Divino Fogão, Reinaldo Varela.
 

Neste ano, o Mr. Cheney, rede de cookies tipicamente americanos, lançou o modelo de dark kitchen, focado em delivery e mirou nos tradicionais shoppings. A meta da rede é inaugurar 30 dark kitchens e 25 lojas físicas nos próximos dois ou três anos superando as 130 unidades em operação. Com isso, o Mr. Cheney projeta fechar 2022 com um faturamento de cerca de R$ 90 milhões.
 

"Estamos aproveitando dois movimentos do setor para alavancar nossa expansão. De um lado, houve um boom de delivery com o consumidor tendo integrado com mais força esta opção a seu dia a dia. De outro, as franquias sem ponto comercial também cresceram muito a fim de atender esta demanda com maior eficiência e agilidade", explica Johannes Ayres Castellano, sócio-diretor do Mr. Cheney.
 

O bom desempenho do setor de alimentação fora do lar também é observado pela CEO da Galunion Consultoria, Simone Galante. "O sistema de franchising trabalha em alta colaboração e, muitas vezes, com economia em escala, se tornando um modelo de negócio mais resiliente. Além disso, ter uma visão do futuro e acompanhar as tendências que surgem no food service será um grande diferencial para que as marcas continuem crescendo e conquistando bons resultados em meio aos entraves do cenário atual. O avanço do modelo híbrido de trabalho, a confiança dos consumidores em frequentar restaurantes e praças de alimentação e a vontade de estar entre família e amigos também foram fundamentais para a recuperação do segmento em questão.", finaliza Galante.





Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)