Entenda como evitar que o ar-condicionado prejudique a saúde respiratória

Em Destaque
Por -
0


Presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia (ABORL-CCF) indica evitar mudanças bruscas de temperatura e dá outras dicas de prevenção
 

Com a aproximação da estação mais quente do ano, muitas pessoas recorrem ao ar-condicionado para amenizar os efeitos da temperatura. Com o seu uso de forma inadequada, algumas doenças respiratórias podem aparecer ou piorar sua sintomatologia, como as rinites e as rinossinusites.

 

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), Dr. Renato Roithmann, o ar-condicionado pode gerar em muitas pessoas danos à saúde, em especial à saúde respiratória, com aparecimento de dor de garganta e congestão nasal. Além da possibilidade de agravar outros problemas, como asma, rinite alérgica e demais doenças respiratórias.

 

"O ar-condicionado que não recebe manutenção ou limpezas periódicas pode afetar o nariz, os seios paranasais, a garganta, a voz e a via aérea inferior de pessoas que já possuem doenças respiratórias alérgicas, por exemplo. Isso por causa do acúmulo de poeira, fungos e outros elementos que desencadeiam a alergia", explica o especialista.

 

Mais ainda, o ar condicionado resseca o revestimento interno do nariz, prejudicando a defesa natural das vias respiratórias. Por isso, é necessário que exista um grau adequado de umidade do ar para o funcionamento correto das vias aéreas, tanto superiores quanto inferiores.

 

Pacientes com rinites crônicas e sinusites crônicas podem se prejudicar se permanecerem longos períodos em ambientes fechados sem ventilação, apenas com o ar-condicionado ligado. O mesmo pode ocorrer em pacientes com conjuntivite alérgica e asma brônquica.

 

Devido ao ressecamento do ar, a carência de umidade pode desencadear crises respiratórias nas crianças que têm alergia, com sintomas como tosse, espirros, falta de ar, coceira nos olhos ou nariz, coriza e congestão nasal, alerta Roithmann.

 

"O uso de um umidificador ou toalhas úmidas e bacias d'água no ambiente também são recursos práticos para equilibrar a umidade do ar e uma abertura na porta ou vidro mesmo que pequena para permitir certa renovação do ar pode ser importante também em algumas situações", aconselha o presidente da ABORL-CCF.

 

Além disso, há uma mudança brusca na temperatura quando ocorre a transição de um local com refrigeração para um em que está com clima ambiente, o que se costuma chamar popularmente de "choque térmico". "Isso em pessoas mais sensíveis e com doenças respiratórias crônicas pode colaborar para o surgimento de sintomas respiratórios que vão desde a dor de garganta até uma infecção respiratória", explica Roithmann.

 

Prevenção e cuidados
 

A ABORL-CCF indica alguns cuidados que podem ajudar na melhor utilização do ar-condicionado:

 

- Faça manutenção preventiva regularmente: é fundamental fazer a higienização dos filtros do equipamento com frequência, pois o local acumula fungos, bactérias, ácaros e poeira.

 

- Evite mudanças bruscas de temperatura: o contraste entre temperaturas mais elevadas e amenas, conhecido por choque térmico, pode ser prejudicial.

 

- Procure não ficar na frente ou embaixo da saída do ar.

 

- Evite regular o equipamento para a menor temperatura: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a temperatura ideal para uso do ar-condicionado é entre 20ºC e 23ºC. Para o Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orienta que sejam utilizados entre 23º e 26º no verão.

 

- Se possível, utilize umidificador: o ar-condicionado auxilia para que o nariz fique ressecado e perca sua função de proteção da via respiratória.

 

- Mantenha-se sempre hidratado.
 

Além dos cuidados com o uso dos aparelhos de ar-condicionado, para prevenir algumas doenças respiratórias, recomenda-se lavar diariamente o nariz com soro fisiológico, mas os excessos devem ser evitados.

 

"A lavagem nasal com solução salina pode beneficiar uma porcentagem grande de pessoas e é considerado um tratamento de primeira linha para doenças como rinite alérgica e rinossinusite. O otorrinolaringologista poderá, após o detalhado exame do nariz, definir se as lavagens são necessárias e orientar a forma mais correta de ser realizada" finaliza Roithmann.


 

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)