ABDI promove workshop sobre Marco Legal das Startups e tecnologia 5G

Em Destaque
Por -
0
Evento será amanhã, das 10 às 12h, com transmissão on-line pelo Youtube da Agência

 

Brasília (DF), 5 de dezembro de 2022 - Nesta terça-feira (6), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Parque Tecnológico de São José dos Campos (PqTec) realizarão o workshop "Iluminação Pública 5G - Compreendendo o modelo de experimentação via Marco Legal das Startups". O evento será on-line e gratuito, das 10h às 12h, com transmissão pelo Youtube da Agência.

 

Sancionada em junho do ano passado, o Novo Marco Legal das Startups (Lei Complementar n° 182/2021), trouxe mudanças e novas regras a fim de aprimorar o avanço de processos inovadores no Brasil. Com isso, o objetivo é reunir agentes públicos e privados para apresentar a estrutura técnico-jurídica da legislação.

 

"A missão da ABDI é impulsionar o avanço da aplicação de tecnologia no país e com esse workshop pretendemos auxiliar os municípios nas contratações de insumos de tecnologia; difundir os principais aspectos técnicos, econômicos e jurídicos da experimentação do modelo de Iluminação Pública e mostrar os benefícios da tecnologia de quinta geração", afirma Igor Calvet, presidente da ABDI.

 

Igor Calvet, presidente da ABDI; Marcelo Nunes, diretor do Parque Tecnológico de São José dos Campos (PqTec); Vitor Amauri Antunes, diretor de projetos da Spin Soluções Pública Inteligentes; e Tiago Faierstein, gerente da Unidade de Novos Negócios da ABDI, estão confirmados para o evento.

 

Os especialistas irão detalhar o modelo de contratação municipal para operacionalização de serviços de iluminação pública inteligente com aplicação de tecnologias de quinta geração; expor as opções de financiamento e exploração de serviços e receitas acessórias, sob o conceito de Cidade Inteligente - integração estratégica entre pessoas e sistemas para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida.

 

Luminária Inteligente - A ABDI desenvolveu o programa Conecta 5G para a implantação das luminárias inteligentes com antena 5G, uma solução que antecipa o acesso à rede de dados móveis de quinta geração para municípios brasileiros. Trata-se de um dispositivo multifuncional que, além da lâmpada de led, comporta uma antena com internet 5G, câmera de videomonitoramento com capacidade de reconhecimento facial; sensor de ruído; rede Wi-Fi; e programa de gestão semafórica.

 

De modo geral, a rede 5G vai habilitar tecnologias que terão impacto na economia e que vão melhorar a vida das pessoas, como telemedicina, sensores nas cidades, medidores inteligentes, entre outras.

 

O gerente da Unidade Novos Negócios da ABDI, Tiago Fierstein, explica que a capacidade de transmissão de dados mais avançada permite a interconexão de muitos equipamentos numa mesma rede de transmissão e que sejam operados remotamente, com intenso fluxo de informações e de forma segura. "Vai melhorar a segurança pública, mobilidade, saúde e educação. Oferecerá melhor conexão nas escolas, para as aulas on-line, por exemplo", acrescenta.

 

O Conecta 5G é um projeto da ABDI em parceria com o PqTec, e tem apoio do Ministério das Comunicações (MCom) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A criação do protótipo contou com as empresas Nokia e Juganu, e usa a tecnologia de chipset da empresa Qualcomm.

 

Conheça o Programa Conecta 5G.

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)