Lula terá "trabalho duro" e Bolsonaro admitiu derrota "em meias palavras", diz imprensa francesa

Em Destaque
Por -
0

 Andréia Gomes Durão - Há 4 h

Três dias depois do resultado das eleições, a mídia francesa continua com os olhos voltados para o Brasil.



O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva ilustra a capa do Libération desta quarta-feira (2). O artigo destaca o "trabalho duro" que aguarda o futuro chefe de Estado, que anunciou a luta contra a pobreza e a proteção do meio ambiente como diretrizes de seu futuro governo.

Para o diário, Lula espera retomar as políticas de redução das desigualdades sociais que permitiram que 33 milhões de pessoas saíssem da pobreza. Os mesmos 33 milhões que hoje passam por insegurança alimentar, ressalto o diário.

Lula também é manchete do Le Monde, que enfatiza o "país dividido" que o futuro presidente irá assumir. Ilustrando essa ruptura, a publicação descreve o contraste entre a euforia dos eleitores petistas e o tom de hostilidade daqueles que apoiam Jair Bolsonaro.

Risco de desestabilização

Lula ocupa ainda a capa do La Croix, que traduz a apreensão sobre o próximo governo sob a manchete "Lula, frágil esperança". Para o diário, o silêncio de quase 48 horas de Jair Bolsonaro confirma um risco de desestabilização do país.

A matéria do jornal econômico Les Echos também enfatiza este cenário, em que o presidente eleito terá pela frente um Congresso conservador e muitos governadores da oposição.

Enquanto isso, o diário Le Figaro prioriza a declaração de Bolsonaro nesta terça-feira (1), a primeira desde o anúncio do resultado da eleição, em que teria reconhecido a vitória de Lula "em meias palavras".

Já o Le Parisien dá destaque à dificuldade de Bolsonaro de encarar as câmeras, o quão breve foi a declaração, e que não houve resposta a qualquer pergunta da imprensa. Uma declaração que se resumiu em agradecer o apoio de seus eleitores e, mais uma vez, atacar seus adversários.


Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)