Quais os riscos do uso abusivo de chás e remédios para emagrecer?

Em Destaque
Por -
0


Nutricionista faz alerta sobre aqueles medicamentos que prometem ‘milagres’
Os chás diuréticos são aqueles tipos de medicamentos que são conhecidos por provocar um aumento no volume da urina e da perda urinária de eletrólitos como: potássio, sódio e magnésio, além da água.

O consumo abusivo de diuréticos, assim como acontece com qualquer outro grupo de medicamentos, traz sérios problemas para a saúde como: desidratação, pressão arterial baixa, arritmias cardíacas, entre outras complicações.

O nutricionista do Sistema Hapvida, Igor Oliveira, faz o alerta para o uso abusivo desse tipo de medicação, e quais os problemas de saúde que eles podem acarretar. “É muito comum na busca pelo emagrecimento, as pessoas recorrerem aos chás e produtos com promessas emagrecedoras, só que o corpo não funciona bem assim. O excesso de chás diuréticos, como por exemplo: hibisco, cavalinha, assim como outros, está muito relacionado a uma piora da saúde renal e, consequentemente uma piora do metabolismo causando uma possível desidratação, e uma alteração na funcionalidade, principalmente dos seus rins”.

Igor faz a recomendação para que o uso primordial seja para o consumo de água, na maioria dos casos. “Então, muito cuidado quando você estiver fazendo o consumo desses chás e de produtos emagrecedores, observem a composição, observem a dose. É muito comum, as pessoas exagerarem no consumo de chás do que de água, por exemplo. Sendo que a água também possui uma capacidade diurética desde que seja feita uma ingestão adequada. Então, priorizem a ingestão de água, e em segundo plano os chás podem ser incluídos. Tudo isso com uma boa orientação de um médico ou nutricionista”.

Em alguns casos, os diuréticos são receitados para pessoas com hipertensão e problemas cardíacos, por exemplo, porém, algumas pessoas utilizam esse tipo de medicamento com foco em emagrecer. Esse uso indiscriminado e sem acompanhamento de um médico é o que pode trazer complicações.

Muitas pessoas fazem consumo abusivo de diuréticos com o objetivo de perda de peso. É verdade que existe uma redução do peso corporal quando esses medicamentos são administrados, mas porque eles fazem o organismo perder água, causando desidratação.

Quando são receitados por médicos na dosagem adequada para cada pessoa, são utilizados com o intuito de tratar problemas como insuficiência renal, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e edemas. 
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)