Vacina brasileira contra covid deve estar pronta em 9 meses, diz Ministro

Em Destaque
Por -
0
A vacina brasileira contra covid-19 deve ficar pronta dentro de nove meses, segundo anúncio do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, feito na última terça-feira (1). O imunizante é produzido pelo SENAI CIMATEC de Salvador (BA), e já deu início à primeira fase de testes em humanos.

Como o próprio nome do imunizante — RNA MCTI CIMATEC HDT — sugere, a tecnologia utilizada é a de RNA mensageiro, semelhante a empresas como Pfizer ou Moderna. Conforme especialistas esclareceram anteriormente ao Canaltech, o mRNA é um instrumento que a célula tem para pegar um determinado código genético e enviar para a estrutura que produz novas proteínas.

Logo, a fórmula em questão é um mRNA desenvolvido em laboratório, sintético que ensina a célula a produzir proteínas, gerando uma reação de anticorpos contra a espícula do coronavírus. É por meio dela que acontece a infecção na célula humana. Assim, se o vírus invadir o organismo da pessoa vacinada, os anticorpos estarão prontos para destruir essas espículas e consequentemente impedir a infecção de acontecer.


Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!


Imunizante brasileiro pode estar pronto em 9 meses (Imagem: e_mikh/envato)
De acordo com o próprio Marcos Pontes, o governo investe R$ 350 milhões no imunizante, que está sendo desenvolvido por pesquisadores brasileiros da Rede Vírus MCTI em parceria com a americana HDT Bio Corp. Testes já estão acontecendo em Salvador, mas a ideia é que também sejam feitos nos EUA e na Índia.

Para a primeira fase, devem participar ao todo 90 voluntários de 18 a 55 anos. Nessa etapa, o objetivo é ver se o imunizante é seguro, se tem efeitos adversos ou não. Também pretendem testar, já nesse período, qual o intervalo mais adequado entre a primeira e a segunda dose do imunizante.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)