Header Ads Widget

Recent Comments

header ads

Vacina brasileira contra covid deve estar pronta em 9 meses, diz Ministro

A vacina brasileira contra covid-19 deve ficar pronta dentro de nove meses, segundo anúncio do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, feito na última terça-feira (1). O imunizante é produzido pelo SENAI CIMATEC de Salvador (BA), e já deu início à primeira fase de testes em humanos.

Como o próprio nome do imunizante — RNA MCTI CIMATEC HDT — sugere, a tecnologia utilizada é a de RNA mensageiro, semelhante a empresas como Pfizer ou Moderna. Conforme especialistas esclareceram anteriormente ao Canaltech, o mRNA é um instrumento que a célula tem para pegar um determinado código genético e enviar para a estrutura que produz novas proteínas.

Logo, a fórmula em questão é um mRNA desenvolvido em laboratório, sintético que ensina a célula a produzir proteínas, gerando uma reação de anticorpos contra a espícula do coronavírus. É por meio dela que acontece a infecção na célula humana. Assim, se o vírus invadir o organismo da pessoa vacinada, os anticorpos estarão prontos para destruir essas espículas e consequentemente impedir a infecção de acontecer.


Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!


Imunizante brasileiro pode estar pronto em 9 meses (Imagem: e_mikh/envato)
De acordo com o próprio Marcos Pontes, o governo investe R$ 350 milhões no imunizante, que está sendo desenvolvido por pesquisadores brasileiros da Rede Vírus MCTI em parceria com a americana HDT Bio Corp. Testes já estão acontecendo em Salvador, mas a ideia é que também sejam feitos nos EUA e na Índia.

Para a primeira fase, devem participar ao todo 90 voluntários de 18 a 55 anos. Nessa etapa, o objetivo é ver se o imunizante é seguro, se tem efeitos adversos ou não. Também pretendem testar, já nesse período, qual o intervalo mais adequado entre a primeira e a segunda dose do imunizante.

Postar um comentário

0 Comentários

Random Posts

header ads