Quatro pesquisas e uma certeza: Bolsonaro tem alguma coisa para comemorar

Em Destaque
Por -
0
Os últimos quatro levantamentos sobre o cenário eleitoral divulgados pelos institutos de pesquisas confirmaram, com pequenas variações, a liderança da corrida ao Palácio do Planalto pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seguido pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).

Outra unanimidade entre essas quatro pesquisas é que a avaliação do governo Bolsonaro melhorou ou, no mínimo, deixou de piorar — embora o presidente ainda tenha a sua gestão rejeitada pela maioria da população.

Na pesquisa XP/Ipespe, por exemplo, a taxa de ruim/péssimo oscilou negativamente de 55% no final de janeiro para 53% no início de março, enquanto a de ótimo/bom fez movimento inverso e subiu de 23% para 25%. Para exemplificar como o cenário mudou, entre outubro de 2020 e setembro de 2021, a reprovação ao seu governo piorou sucessivamente, indo de 31% para 55%, enquanto a aprovação despencou de 39% para 23%.

Já no levantamento da Genial/Quaest, o índice de ruim/péssimo também caiu em relação à reta final do ano passado: de 56% em novembro foi para 49% em março deste ano, enquanto o de ótimo/bom foi de 19% para 24%.

No Paraná Pesquisas, a taxa de ruim/péssimo caiu de 50,3% em novembro de 2021 para 47% em março deste ano, enquanto a de ótimo/bom foi de 27,2% para 28,1%.

A última pesquisa, do BTG/FSB, feita no último final de semana, não tem comparação com outros levantamentos, mas mostra uma fotografia parecida: Bolsonaro tem a aprovação de em torno de 30%, contingente que historicamente lhe deu apoio desde o início da gestão – ele tem 29% de ótimo/bom contra 53% de ruim/péssimo.

É, claro, que ainda não dá para Bolsonaro comemorar, porque a rejeição ao seu governo ainda é alta, mas já para respirar mais aliviado. Talvez não por muito tempo. A ver qual será o impacto do aumento dos combustíveis e de outros produtos que impactam a maioria da população, como trigo, em razão principalmente da guerra na Ucrânia.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)