QUAL A CAPACIDADE NUCLEAR DA RÚSSIA?

Em Destaque
Por -
0
Qual é a capacidade nuclear da Rússia? Moscou não revela, obviamente, mas é suficiente para deixar o mundo em alerta.

A BBC News Brasil resume a seguir o que se sabe sobre o arsenal russo. Clique nos links destacados no texto para se aprofundar nos temas.

Como ocorre com muitos países, o tamanho exato do arsenal atômico da Rússia é segredo de Estado, mas estimativas indicam que é o maior do mundo.

Segundo o centro de estudos Federação Americana de Cientistas, seriam quase 6 mil ogivas, cerca de 500 a mais do que os EUA. Os dois detêm 90% do arsenal do mundo.

Estima-se que nenhuma explosão em testes tenha superado a potência da soviética "Bomba-Czar", lançada em 1961 com poder equivalente ao de 50 milhões de toneladas de dinamite. Era 3 mil vezes mais poderosa que a lançada sobre Hiroshima pelos EUA.

Fim do Talvez também te interesse

RS-28 Sarmat: míssil balístico intercontinental com capacidade para transportar até 15 toneladas de ogivas;

Status-6 (ou Poseidon): veículo submarino que pode ser equipado com bomba nuclear de cobalto que, ao explodir, provoca tsunami com 500 metros. É capaz de espalhar nuvem radioativa por mais de 500 mil km2;

Avangard: tem apenas duas toneladas e viaja a uma velocidade pelo menos 20 vezes superior à do som, o que permite escapar de sistemas de defesa antimísseis.

Segundo estimativas, a Rússia gastou em 2020 US$ 8 bilhões modernizando o arsenal que herdou da União Soviética e desenvolvendo capacidade.

O país não caminha sozinho na contramão da não-proliferação. Os EUA teriam gastado cerca de US$ 37 bilhões no mesmo ano.

Segundo analistas, o risco de guerra nuclear é baixo. Uma das razões seria a expectativa de destruição mútua que impediu ataques mesmo em momentos de tensão na Guerra Fria.

Em março de 2018, o presidente Putin chamou o míssil Burevestnik de 'invencível'
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)