Header Ads Widget

Recent Comments

header ads

QUAL A CAPACIDADE NUCLEAR DA RÚSSIA?

Qual é a capacidade nuclear da Rússia? Moscou não revela, obviamente, mas é suficiente para deixar o mundo em alerta.

A BBC News Brasil resume a seguir o que se sabe sobre o arsenal russo. Clique nos links destacados no texto para se aprofundar nos temas.

Como ocorre com muitos países, o tamanho exato do arsenal atômico da Rússia é segredo de Estado, mas estimativas indicam que é o maior do mundo.

Segundo o centro de estudos Federação Americana de Cientistas, seriam quase 6 mil ogivas, cerca de 500 a mais do que os EUA. Os dois detêm 90% do arsenal do mundo.

Estima-se que nenhuma explosão em testes tenha superado a potência da soviética "Bomba-Czar", lançada em 1961 com poder equivalente ao de 50 milhões de toneladas de dinamite. Era 3 mil vezes mais poderosa que a lançada sobre Hiroshima pelos EUA.

Fim do Talvez também te interesse

RS-28 Sarmat: míssil balístico intercontinental com capacidade para transportar até 15 toneladas de ogivas;

Status-6 (ou Poseidon): veículo submarino que pode ser equipado com bomba nuclear de cobalto que, ao explodir, provoca tsunami com 500 metros. É capaz de espalhar nuvem radioativa por mais de 500 mil km2;

Avangard: tem apenas duas toneladas e viaja a uma velocidade pelo menos 20 vezes superior à do som, o que permite escapar de sistemas de defesa antimísseis.

Segundo estimativas, a Rússia gastou em 2020 US$ 8 bilhões modernizando o arsenal que herdou da União Soviética e desenvolvendo capacidade.

O país não caminha sozinho na contramão da não-proliferação. Os EUA teriam gastado cerca de US$ 37 bilhões no mesmo ano.

Segundo analistas, o risco de guerra nuclear é baixo. Uma das razões seria a expectativa de destruição mútua que impediu ataques mesmo em momentos de tensão na Guerra Fria.

Em março de 2018, o presidente Putin chamou o míssil Burevestnik de 'invencível'

Postar um comentário

0 Comentários

Random Posts

header ads