Overdose de cafeína é rara, mas possível: este homem morreu após 200 doses

Em Destaque
Por -
0
A overdose de cafeína é possível, o que se constatou com a morte do personal trainer britânico Tom Mansfield, após o consumo do equivalente a 200 doses. A autópsia indicou 392 mg de cafeína por litro de sangue. Antes dele, o norte-americano Davis Allen Cripe teve uma arritmia ao ingerir três bebidas com alto teor de cafeína em menos de duas horas.

Segundo o pesquisador Alex Wayne Jones, toxicologista da Linköping University (Suécia), a overdose de cafeína é extremamente rara e geralmente envolve altas doses da substância em forma de comprimido ou pó (como no caso do personal trainer britânico), não em bebidas. Mas o especialista diz que o consumo de 30 xícaras de café em um curto período de tempo podem resultar em sintomas como vômitos, dor abdominal, inconsciência e até convulsões.

A morte por cafeína é causada por um batimento cardíaco rápido e irregular que perturba o fluxo sanguíneo, levando à pressão arterial baixa, perda de consciência e morte. No entanto, segundo um estudo conduzido pelo pesquisador sueco, houve apenas 51 mortes relacionadas à cafeína entre 1959 e 2010, a grande maioria causada pelo consumo da substância em pó.


Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!


Os suplementos de cafeína em pó costumam ser utilizados por atletas, e contêm doses muito mais altas do que se encontra em uma xícara de café ou em um energético, e é unanimidade entre os especialistas que seja a forma mais perigosa da substância, e a mais provável de levar a sérios problemas de saúde.

A Food and Drug Administration (FDA), agência de saúde norte-americana , alerta que uma colher pequena da cafeína pura em pó equivale a 28 xícaras de café.

A orientação médica é que, se o consumo de cafeína está atrelado unicamente a bebidas como café ou cappuccino, é só não beber uma quantidade extrema em pouco tempo. Assim, a overdose se torna improvável.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)