O que se sabe sobre o cessar fogo em duas cidades na Ucrânia

Em Destaque
Por -
0
Legenda da foto, Guerra tem cessar fogo de cinco horas para retirada de civis de duas cidades
Resumo da reportagem:

-Cessar fogo foi anunciado pelo governo russo para tirar moradores de duas cidades ucranianas

-O prefeito de Mariupol, Vadym Boichenko, tinha feito um pedido para criar um corredor humanitário em meio a um bloqueio

-O cessar fogo anunciado duraria cinco horas, mas não é válido para o país inteiro. Os ataques continuam em diversas outras regiões

Fim do Talvez também te interesse

Neste sábado (5/3), 10º dia da invasão russa à Ucrânia, o Ministério da Defesa da Rússia anunciou um cessar-fogo temporário de cinco horas e a abertura de corredores humanitários para civis a partir das 10h (4h no horário de Brasília). O anúncio foi feito em relação a duas cidades no sudeste da Ucrânia, Mariupol e Volnovakha.

Um "regime de tranquilidade" será implementado para que a população civil deixe as cidades e foi acordado com as autoridades ucranianas, afirmou o Ministério da Defesa, de acordo com a imprensa russa. De acordo com o governo russo, a rota de evacuação acordada termina na cidade ucraniana de Pokrovsk.

O vice-prefeito de Mariupol disse que decidiu retirar as pessoas das ruas e interromper a evacuação da cidade, pois a cidade não está segura. Serhiy Orlov disse à BBC que há bombardeios contínuos em Mariupol e ao longo da rota de evacuação acordada, perto da cidade de Orikhiv.

"Não é seguro passar por essa estrada por causa desses conflitos", diz ele.

O governo ucraniano já está conversando com autoridades russas sobre a violação do cessar-fogo, diz ele. As negociações continuam em andamento.

Fim do Podcast

A evacuação de civis de Mariupol foi adiada, de acordo com o conselho da cidade de Mariupol. Ele diz que o lado russo não está cumprindo o cessar-fogo temporário em vigor.

Ele diz que os moradores devem se dispersar e encontrar locais de abrigo, e que novas informações serão dadas em breve.

O prefeito de Mariupol, Vadym Boichenko, tinha pedido mais cedo um corredor humanitário em meio a um bloqueio em andamento e ao que chamou de "ataques implacáveis".

Mariupol é uma importante cidade portuária e está sitiada pelas forças russas há vários dias. Também ocorreram intensos combates em Volnovakha.

Em outras regiões, a batalha continua. Diversas explosões foram ouvidas em Kharkiv, no nordeste da Ucrânia.

Na cidade oriental de Sumy, cercada por tropas russas, o bombardeio começou às 5h (23h de sexta-feira no horário de Brasília), segundo a imprensa ucraniana.

Ouvimos muito na última semana sobre o brutal bombardeio e bloqueio de Mariupol, uma cidade portuária de cerca de 450 mil habitantes.

Já a pequena cidade de Volnovakha - onde também foi acordado um cessar-fogo temporário - não tem sido muito noticiada pela imprensa, apesar de ser palco de intensos combates.

Volnovakha tem apenas 25 mil pessoas e fica localizada no meio do caminho entre Mariupol e Donetsk.

Os moradores de lá disseram ao Guardian que quase todos os prédios foram destruídos ou danificados pelas forças russas.

O deputado local, Dmytro Lubinets, disse que a luta foi tão intensa que os corpos não foram recolhidos.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)