Coreia do Norte diz que testou novo tipo de míssil balístico internacional

Em Destaque
Por -
0
A Coreia do Norte disse que testou seu “novo tipo” de míssil balístico intercontinental (ICBM) Hwasong-17 durante o lançamento desta quinta-feira (24) para aumentar sua dissuasão nuclear contra o “imperialismo dos EUA”, informou a mídia estatal.

Foi o primeiro teste completo de ICBM pela Coreia do Norte com armas nucleares desde 2017, e dados de voo indicaram que o míssil voou mais alto e por mais tempo do que qualquer um dos testes anteriores da Coreia do Norte antes de cair no mar a oeste do Japão.

O líder Kim Jong Un orientou diretamente o teste, informou a agência de notícias KCNA.”O surgimento da nova arma estratégica da RPDC tornaria o mundo inteiro claramente ciente do poder de nossas forças armadas estratégicas mais uma vez”, disse Kim, segundo a KCNA, usando as iniciais do nome oficial da Coreia do Norte.

O lançamento atraiu a condenação dos líderes dos Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul.

Por meio de nota, o governo brasileiro comunicou que “condena o lançamento de míssil balístico intercontinental, realizado em 24/3, pela República Popular e Democrática da Coreia (RPDC)”.

Confira a íntegra da nota:

O Governo brasileiro condena o lançamento de míssil balístico intercontinental, realizado em 24/3, pela República Popular e Democrática da Coreia (RPDC).

Esse mais recente lançamento constitui novo ato preocupante de desestabilização da segurança regional e internacional e viola as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O Governo brasileiro insta, uma vez mais, a RPDC a cumprir plenamente as resoluções do CSNU e conclama todas as partes na região a redobrar seus esforços para engajar a RPDC com vistas à renovação da moratória de testes missilísticos.

Na mesma linha, o Governo brasileiro insta a Coreia do Norte a rever sua condição nuclear, a juntar-se novamente, sem demora, ao Tratado sobre Não Proliferação Nuclear como estado não nuclearmente armado e aderir ao Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)