Rússia e Ucrânia terminam 1ª rodada de negociação sem acordo

Em Destaque
Por -
0
A Rússia e a Ucrânia terminaram a 1ª rodada de negociações entre os 2 países sem um acordo. As delegações russas e ucranianas encontraram-se nesta 2ª feira (28.fev.2022) na fronteira de Belarus.

As conversas começaram pouco depois das 12h no horário local (6h em Brasília).

Esta 2ª feira (28.fev) marca o 5º dia da guerra no Leste Europeu. O dia começou com explosões nas principais cidades ucranianas. De acordo com o serviço ucraniano de comunicações especiais, a capital Kiev e Kharkiv entraram novamente na mira dos rivais.

“Explosões são ouvidas novamente em Kiev e em Kharkiv. Antes disso, estava calmo na capital ucraniana por várias horas”, informou a agência.

No total, até o 4º dia da guerra em curso entre Rússia e Ucrânia, o Ministério do Interior ucraniano reportou 352 mortes de cidadãos do país. Já a ONU (Organização das Nações Unidas) falou em 102 civis mortos.

NEGOCIAÇÕES
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que a delegação de seu país “não impôs precondições” para o começo das conversas. Ele tratou do início das negociações com o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko.

Mas exigiu que os aviões, helicópteros e mísseis em território do país permaneçam em terra até os representantes ucranianos retornarem.

Até o domingo, Zelensky resistia em negociar em Belarus, país aliado à Rússia. A guerra, entretanto, escalou rapidamente desde 5ª feira. O Exército russo chegou aos arredores de Kiev, a capital ucraniana que já sofria bombardeios.

O presidente russo, Vladimir Putin, aumentou a pressão ao pôr em alerta suas forças nucleares como ameaça à Ucrânia e a seus aliados europeus. Entretanto, sentiu o impacto de sucessivas retaliações econômicas aplicadas pelos Estados Unidos e a União Europeia.

As exigências russas para o fim do conflito foram indicadas ainda na última 6ª feira (25.fev): o desarmamento do governo ucraniano e o status neutro do país na política internacional. Na ocasião, Peskov não deu maiores explicações do que seria um status neutro.

Mas uma das possíveis interpretações, dado o contexto do conflito no Leste Europeu, é a desistência da Ucrânia de tentar fazer parte da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), já que essa é uma aliança militar liderada pelos Estados Unidos.

Leia mais sobre a guerra na Europa:

ENTENDA O CONFLITO
A disputa entre Rússia e Ucrânia começou oficialmente depois de uma invasão russa à península da Crimeia, em 2014. O território foi “transferido” à Ucrânia pelo líder soviético Nikita Khrushchev em 1954 como um “presente” para fortalecer os laços entre as duas nações. Ainda assim, nacionalistas russos aguardavam o retorno da península ao território da Rússia desde a queda da União Soviética, em 1991.

Já independente, a Ucrânia buscou alinhamento com a UE e Otan enquanto profundas divisões internas separavam a população. De um lado, a maioria dos falantes da língua ucraniana apoiavam a integração com a Europa. De outro, a comunidade de língua russa, ao leste, favorecia o estreitamento de laços com a Rússia.

O conflito propriamente dito começa em 2014, quando Moscou anexou a Crimeia e passou a armar separatistas da região de Donbass, no sudeste. Há registro de mais de 15.000 mortos desde então.


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)